Uma pane global na Amazon Web Services (AWS), serviço de computação em nuvem da Amazon, afetou diversos serviços e produtos, incluindo camas inteligentes da empresa Eight Sleep, nos Estados Unidos. A interrupção ocorreu na segunda-feira (20) e durou cerca de 15 horas.
Usuários relataram nas redes sociais que as camas, modelo Pod 5, ligaram e desligaram sozinhas, sem que fosse possível controlar as funções. Em alguns casos, os aparelhos chegaram a inclinar ou esquentar sem ajuste de temperatura ou posição.
Reação da Eight Sleep
O CEO da Eight Sleep, Matteo Franceschetti, se pronunciou no X (antigo Twitter) sobre o problema. “A interrupção da AWS afetou alguns de nossos usuários desde a noite passada, interrompendo seu sono. Essa não é a experiência que queremos proporcionar e quero pedir desculpas por isso”, escreveu o executivo.
Franceschetti informou que os recursos foram restaurados assim que a AWS normalizou seus serviços. “Todos os dispositivos estão funcionando, com alguns apresentando atrasos no processamento de dados”, completou.
Como funcionam as camas inteligentes
As camas Pod 5 da Eight Sleep possuem controle de temperatura, elevação e reprodução de sons, visando melhorar a qualidade do sono. O sistema utiliza um cobertor com tecnologia de aquecimento e resfriamento, com temperaturas ajustáveis entre 12°C e 43°C. A empresa afirma que é possível personalizar as configurações para cada lado da cama, permitindo diferentes temperaturas para cada usuário.
A pane na AWS
A falha na AWS impactou diversos outros serviços, como Canva, Duolingo, iFood e Fortnite. A Amazon identificou o problema, relacionado aos sistemas de banco de dados e servidores virtuais, às 4h11 (horário de Brasília) na região US-EAST-1, em data centers no norte da Virgínia, nos Estados Unidos. A empresa possui 38 regiões de data centers ao redor do mundo, incluindo uma no Brasil.
A Amazon Web Services declarou que todos os serviços foram normalizados às 19h01.