As limitações impostas pela pandemia de Covid-19 não paralisaram o trabalho educativo de trânsito feito pela prefeitura de Porto Velho. Ações pontuais para conscientizar motoristas, motociclistas e pedestres estão em andamento, antecedendo o lançamento oficial da programação do “Maio Amarelo”, na sexta-feira.
As atividades são desenvolvidas pela Semtran e atingem também os distritos. O lançamento da campanha, por exemplo, será com um “pit stop” em Jaci Paraná.
Como as escolas do município estão fechadas, as abordagens para orientação são através de pit stop e blitz educativas. Regras sanitárias e distanciamento são criteriosamente seguidas pelos agentes da Divisão de Educação e Treinamento para o Trânsito (DTET).
“O trabalho do departamento é a orientação para que os futuros condutores não cometam as infrações previstas no Código Nacional de Trânsito. Aos condutores é feita a conscientização sobre os riscos da imprudência e da imperícia”, explica Bruna Biet Burak, gerente da Divisão de Educação e Treinamento para o Trânsito.
Nos dias 21 e 22 haverá atividades educativas da Semtran em Jaci-Paraná e Nova Mutum. As ações também fazem parte do Maio Amarelo. “A campanha Maio Amarelo deste ano tem como tema ‘Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito’”. A meta é promover a empatia e chamar a atenção sobre como a impaciência e a intolerância refletem nas atitudes no trânsito”, destaca o secretário da Semtran, Mauro Ronaldo Flores. “A campanha é necessária mesmo com a pandemia”.
Notório
Segundo a gerente da DTET, as ações serão pontuais para garantia da saúde, sem perder o foco na redução dos acidentes. “Para a campanha vamos realizar novos pit stop em alguns cruzamentos semaforizados da capital e em alguns distritos. É notório que houve redução dos acidentes de trânsito. Os condutores estão mais conscientes quanto às medidas de segurança e quanto ao uso dos equipamentos obrigatórios. É o resultado de um trabalho contínuo e importante para a população. Nosso objetivo é garantir um trânsito seguro e de qualidade a todos”, concluiu.
A Semtran mantém disponível o departamento para o trabalho educativo. Para solicitar uma ação da Educação de Trânsito, os interessados devem enviar ofício explicando a atividade que pretendem realizar e aguardar o agendamento.











