Com o objetivo de promover a saúde mental no ambiente de trabalho, o governo de Rondônia realizou, entre os dias 26 e 30 de janeiro, palestras educativas direcionadas aos servidores das unidades de saúde Policlínica Oswaldo Cruz (POC), Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) e Coordenadoria de Gestão de Produtos Médicos.
Com foco no cuidado integral do trabalhador, os encontros, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), abordaram os temas: “Como hábitos diários influenciam a saúde mental” e “Microações para a prevenção de doenças mentais no trabalho”. As palestras foram conduzidas pelas profissionais da Coordenadoria de Segurança e Medicina do Trabalho (Cosesmt), Francilene Franco de Almeida e Carla Vanessa Suaris.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que a saúde mental está diretamente relacionada ao equilíbrio emocional, psicológico e social do indivíduo, refletindo na forma como o servidor lida com as demandas do trabalho, toma decisões e se relaciona no ambiente profissional. “Os investimentos em ações de promoção da saúde mental contribuem para ambientes de trabalho mais saudáveis, eficientes e comprometidos com o bem-estar coletivo.”
A programação ocorreu de forma dinâmica e interativa, com destaque para a Dinâmica da Mochila, que promoveu reflexões sobre os pesos emocionais e comportamentais do dia a dia e seus impactos na saúde mental. Durante a atividade foram trabalhados valores, como: determinação, perseverança e autoconhecimento, além da importância de filtrar os gatilhos do consumismo e o excesso de informações geradas pelas redes sociais, frequentemente associados a quadros de ansiedade e estresse.
Também foram discutidos fatores diretamente relacionados ao bem-estar mental, como: os impactos da alimentação irregular, a importância do sono adequado e os chamados “oito remédios naturais”, apresentados como práticas simples e acessíveis para o cuidado diário da saúde mental:
Sono: essencial para a recuperação do corpo, o equilíbrio emocional e a melhora da concentração;
Alimentação saudável: contribui para o bom funcionamento do organismo e influencia diretamente o humor e a disposição;
Água (o elixir da saúde): mantém o corpo hidratado, auxilia nas funções vitais e favorece a saúde mental;
Luz solar: estimula a produção de vitamina D, fundamental para o bem-estar e a regulação do humor.
Ar puro: favorece a oxigenação do organismo, melhora a respiração e ajuda a reduzir o estresse;
Prática de atividade física: ajuda a aliviar a tensão, melhora o humor e fortalece a saúde física e mental;
Temperança: representa prudência e equilíbrio nas escolhas e atitudes, evitando excessos e promovendo uma vida mais saudável;
Fé: promove esperança, equilíbrio emocional e fortalecimento interior diante dos desafios da vida.
O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, destacou que iniciativas como essa fortalecem as políticas de promoção da saúde do trabalhador, incentivam o autocuidado e reforçam a valorização da saúde mental como parte essencial do bem-estar, da qualidade de vida e da produtividade no serviço público.
Com informações do Governo de Rondônia.










