Em alusão à Campanha Janeiro Branco, voltada à conscientização sobre a saúde mental no ambiente de trabalho, o governo de Rondônia promoveu, nesta terça-feira (27), uma palestra com o tema “Inteligência Emocional e Saúde Mental: A Chave para o Equilíbrio Mental”. O encontro contou com os palestrantes e psicólogos Alberto Endreo e Noemi Fróes, que abordaram a inteligência emocional como fator essencial para o equilíbrio emocional, a qualidade de vida e o fortalecimento das relações pessoais e profissionais.
Durante a atividade, os palestrantes trouxeram práticas e pilares para conseguir ultrapassar as adversidades da vida com inteligência e resiliência, destacando que a capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar as próprias emoções contribui para respostas mais equilibradas diante dos desafios do dia a dia, reduzindo conflitos, estresse e impactos negativos à saúde mental.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as iniciativas reforçam o cuidado da gestão com as pessoas e valorizam o servidor. “Os investimentos em saúde mental são momentos de produtividade, bem-estar e um ambiente de trabalho mais humano e acolhedor”, salientou.
O diretor geral do DER-RO, Eder André Fernandes, enfatizou que a palestra integra um conjunto de ações voltadas à promoção da saúde emocional no serviço público, reconhecendo que o desenvolvimento da inteligência emocional reflete diretamente na melhoria do clima organizacional e no desempenho das equipes.
A coordenadora de Recursos Humanos, Vanessa Rocha, destacou que o Janeiro Branco é um convite à reflexão e ao autocuidado. “A gestão tem buscado ampliar espaços de diálogo e aprendizado, oferecendo ferramentas que auxilia os servidores a lidar melhor com pressões, emoções e relações no ambiente profissional”.
Segundo a psicóloga do DER-RO, Isabella do Amaral, trabalhar a inteligência emocional é uma forma de prevenção. “Quando o servidor aprende a identificar seus limites emocionais e a compreender suas reações, consegue lidar melhor com o estresse, prevenir o adoecimento mental e buscar ajuda no momento certo, fortalecendo tanto a saúde individual quanto o coletivo”, frisou.
Com informações do Governo de Rondônia.











