Informação é com a gente!

. . . . . .
12 de junho de 2025

Palestra sobre rotas tecnológicas sustentáveis de resíduos sólidos na Amazônia abre Semana do Meio Ambiente em Vilhena

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

10/06/2025
Publicação Legal: Aviso de dispensa de licitação
04/06/2025
IPAM: Aviso de dispensa de licitação
08/03/2025
Publicação Legal: Corumbiara – Edital de Leilão Nº 001/2025 – Processo Nº 2234/2023
25/02/2025
Publicação Legal: Aviso de Licitação para contratação de fornecedores de brindes
22/10/2024
Publicação Legal: Aviso de Licitação – Processo Administrativo Nº 63742/2023
17/10/2024
Publicação legal: Aviso de Reabertura do Pregão Eletrônico N° 90007/2024
11/10/2024
PUBLICAÇÃO LEGAL: Aviso de suspensão do pregão eletrônico n° 90007/2024
15/08/2024
Licença Ambiental
19/04/2024
Edital de Convocação de Eleição Sindical – Sintra-ALI
17/04/2024
Evolução Instituto de Ciência e Tecnologia – Relatório de Diretoria

Tema central da apresentação foi  “Rotas Tecnológicas Sustentáveis de Resíduos Sólidos na Amazônia Brasileira: Uma Oportunidade para o Seu Município”

Com o intuito de despertar o interesse da população para os desafios e, principalmente, para as oportunidades que a gestão adequada de resíduos sólidos pode representar para os municípios, o governo de Rondônia, abriu oficialmente a Semana do Meio Ambiente no município de Vilhena, com uma palestra sobre “Rotas Tecnológicas Sustentáveis de Resíduos Sólidos na Amazônia Brasileira: Uma Oportunidade para o Seu Município”, que ocorreu na segunda-feira (2), e reuniu representantes de instituições públicas, estudantes e comunidade em geral.

O evento foi promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio do Escritório Regional de Gestão Ambiental (Erga), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e o Batalhão de Polícia Ambiental. Além da palestra de abertura do especialista em Biodiversidade e Biotecnologia, dr. Júlio César Pinho Mattos, a programação que segue até o dia 7, conta com uma série de atividades voltadas à educação ambiental, incluindo trilhas ecológicas, ações de conscientização com pit stops informativos, e palestras em escolas municipais.

As ações buscam envolver diretamente a população

As ações buscam envolver diretamente a população e, especialmente, os jovens, promovendo a reflexão sobre o papel de cada cidadão na preservação dos recursos naturais.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a educação ambiental é uma ferramenta essencial para transformar a relação da sociedade com o meio ambiente e fortalecer políticas públicas sustentáveis nos municípios. “Estamos investindo em ações que preservam o meio ambiente e também geram conhecimento, oportunidades e desenvolvimento para os municípios. A Semana do Meio Ambiente é um momento estratégico para envolver a população, principalmente os jovens, em uma causa que é de todos, cuidar da Amazônia com responsabilidade, inovação e consciência coletiva”, enfatizou.

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS 

A gerente do Erga, Maiara Oliveira Castro, destacou a relevância do tema abordado e os impactos positivos que podem ser alcançados com a adoção de práticas sustentáveis. “Durante a palestra foram abordadas alternativas tecnológicas viáveis e sustentáveis para o tratamento de resíduos, incentivando a valorização de recursos locais e a geração de emprego e renda a partir de práticas ambientalmente corretas. O palestrante demonstrou que o manejo eficiente dos resíduos é um dos caminhos para promover o desenvolvimento sustentável na região amazônica.”

A programação que segue até o dia 7

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL 

De acordo com o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, encerrar a programação no Parque Ecológico, enaltece o simbolismo do local e a importância da união de esforços em prol da sustentabilidade. “Encerraremos a programação no Parque Ecológico de Vilhena, um espaço que representa a conexão entre a cidade e a natureza, reforçando a mensagem de que é possível promover desenvolvimento com responsabilidade ambiental. A Semana do Meio Ambiente é uma demonstração do compromisso em construir um futuro mais equilibrado e sustentável para todos”, destacou o secretário da Sedam.

 

 

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

O post Palestra sobre rotas tecnológicas sustentáveis de resíduos sólidos na Amazônia abre Semana do Meio Ambiente em Vilhena apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.

10/06/2025
Publicação Legal: Aviso de dispensa de licitação
04/06/2025
IPAM: Aviso de dispensa de licitação
08/03/2025
Publicação Legal: Corumbiara – Edital de Leilão Nº 001/2025 – Processo Nº 2234/2023
25/02/2025
Publicação Legal: Aviso de Licitação para contratação de fornecedores de brindes
22/10/2024
Publicação Legal: Aviso de Licitação – Processo Administrativo Nº 63742/2023
17/10/2024
Publicação legal: Aviso de Reabertura do Pregão Eletrônico N° 90007/2024
11/10/2024
PUBLICAÇÃO LEGAL: Aviso de suspensão do pregão eletrônico n° 90007/2024
15/08/2024
Licença Ambiental
19/04/2024
Edital de Convocação de Eleição Sindical – Sintra-ALI
17/04/2024
Evolução Instituto de Ciência e Tecnologia – Relatório de Diretoria