Informação é com a gente!

10 de março de 2026

Informação é com a gente!

10 de março de 2026

Outubro Rosa: Unidade de saúde abriu no sábado para atender mulheres

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

03/03/2026
Publicação legal: Comunicado de retificação de edital pregão eletrônico Nº 90000/2026
03/03/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – IPAM-GAB/IPAM-SCL
23/02/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – Ipam-Gab/Ipam-SCL
09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação

O sábado (17) foi dia para as mulheres cuidarem da saúde na Unidade de Saúde da Família (USF) Renato Medeiros, que abriu suas portas para oferecer diferentes serviços de prevenção e promoção da saúde feminina, numa ação voltada para a campanha Outubro Rosa, mês de prevenção contra o câncer de mama e colo de útero.

O foco da ação foi oferecer atendimento para mulheres que possuem rotina de trabalho corrida e, pelo fato de trabalharem fora, não conseguem procurar a unidade de saúde durante a semana. Foram disponibilizadas consultas médicas, ginecológicas e odontológicas. Também realizados exames papanicolau, que previne contra o câncer de colo de útero, e bacterioscopia, que identifica infecções bacterianas, além de testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C. A sala de vacina da unidade também esteve aberta para a atualização das vacinas das mulheres.

Agendamento 

Segundo a diretora da unidade, Raimunda Franklin, todos os anos a equipe se reúne para a realização desta ação, que em 2020 atendeu 200 mulheres. Os atendimentos ocorreram das 8h às 14h e para evitar aglomerações foram agendados pouco mais de 25 atendimentos por hora.

A doméstica Isabel Ramos foi uma das atendidas nas primeiras horas da ação. Ela trabalha de segunda a sexta-feira e para buscar atendimento precisa faltar no trabalho. Como a unidade abriu no sábado, foi a oportunidade que faltava para conseguir a consulta.

Isabel tem 54 anos e costuma realizar os exames preventivos anualmente. Esse ano, por causa da pandemia, ainda não tinha realizado o exame preventivo contra o câncer do colo de útero. Além do papanicolau, ela também fez os testes rápidos e ainda pegou encaminhamento para realizar a mamografia no Centro de Especialidades Médicas.

Além dos atendimentos de saúde, as mulheres receberam brindes, café da manhã e ainda palestras lúdicas sobre os cuidados básicos com a saúde, ministradas por alunos das faculdades Uniron e São Lucas, parceiras do evento.

Página inicial / Saúde / Outubro Rosa: Unidade de saúde abriu no sábado para atender mulheres