As orquídeas estão entre as flores mais admiradas, com milhares de espécies e uma vasta gama de híbridos. Orquidófilos dedicam-se à busca por exemplares especiais, impulsionando um mercado em constante crescimento.
Paixão que virou negócio
Valdecir Souza, morador de Jarinu (SP), apaixonou-se pelas orquídeas há 15 anos. Inicialmente um colecionador, transformou sua paixão em um negócio lucrativo, vendendo, em média, quatro mil orquídeas por mês. Sua oferta abrange diversos formatos, tamanhos e preços, incluindo espécies populares como a Dendrobium e exemplares mais raros.
Os preços das orquídeas variam significativamente, dependendo de fatores como espécie, origem, tamanho e exclusividade. Um exemplar comum pode custar em torno de R$ 25, enquanto uma orquídea rara pode ser encontrada a partir de R$ 90.
Reprodução e melhoramento genético
O processo de reprodução de Valdecir envolve a semeadura manual em estufa, seguida de seis meses de espera para o desenvolvimento da cápsula. Esta é então enviada para um laboratório para a distribuição das sementes, retornando à estufa para completar o ciclo.
No laboratório da família de Arthur D’Andrea Calore, a germinação é realizada por meio da extração de células da orquídea, que são cultivadas em meio de multiplicação para gerar milhares de mudas. Mensalmente, são produzidas quarenta mil mudas. Além da reprodução, os cruzamentos visam o melhoramento genético das plantas.
Assista à reportagem completa exibida no programa em 23/11/2025:
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo









