A orla do Rio Mocajatuba “João Cancio Brabo de Carvalho”, em Muaná, Pará, transformou-se em um ponto de encontro para moradores e turistas, fomentando o turismo, o esporte e a economia da Região de Integração Marajó.
Entregue há um ano, o espaço revitalizado oferece opções para atividades físicas e momentos de lazer à beira do rio. O morador e fotógrafo Henrique Freitas destaca: “Comecei a me exercitar mais ainda por conta da academia ao ar livre que tem na orla, faço fotos do belo pôr do sol e levo as crianças, sempre que posso, para brincar. A orla oferece um espaço público para diversas atividades físicas e convivência, acessível a pessoas de todas as idades. Sentimos a melhora da qualidade de vida e a valorização da nossa cidade neste primeiro ano de funcionamento”.
Com 85 metros de extensão e uma área total de 7.642,79 m², a reconstrução da orla incluiu a construção de um muro de arrimo com rampa de acesso, praia artificial, trapiche, mirante, banheiros, quiosques, quadras de areia, bancos, playground, academia ao ar livre, pavimentação, urbanização e estacionamento. O investimento total foi de aproximadamente R$ 6 milhões.

De acordo com Ruy Cabral, secretário de Estado de Obras Públicas (Seop), “As orlas são obras de infraestrutura que abrangem as áreas do esporte, cultura e lazer, importantes para que as pessoas possam contemplar a natureza, espaços de congregação entre as famílias e que movimentam a economia local”. Desde 2019, Muaná recebeu cerca de R$ 36 milhões em investimentos do governo estadual, incluindo a reconstrução de orlas e obras de pavimentação. Até o momento, o governo do Pará já entregou 24 orlas em todo o estado.

Com informações do Portal Amazônia.












