Artigo: 2020, o ano da Resiliência, por Francisco Hidalgo Farina

peixe-post-madeirao-48x48

Artigo: 2020, o ano da Resiliência, por Francisco Hidalgo Farina

peixe-post-madeirao

Mesmo em um ano atípico, nós os empresários de Rondônia, vivenciamos o verdadeiro significado da palavra RESILIÊNCIA.

O dicionário traz dois exemplos.  Para a física, trata-se da propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica.  Para a psicologia é a tendência natural para se recuperar ou superar com facilidade os problemas que aparecem.

Nós, empresários de Rondônia chegamos ao final do ano de 2020 gerando novos empregos (CAGED, Ministério da Economia). Nós também demos o exemplo, sendo os primeiros a adotar todas as regras sanitárias para o combate à pandemia. E, como conseguimos manter nossos empreendimentos abertos, mostramos que não é no interior das empresas que o vírus se proliferou com velocidade abrupta.

Também precisamos mostrar a nossa RESILIÊNCIA ao chorar por cada vida perdida, seja amigo, colaborador, empresário, cliente, parceiro ou até mesmo de pessoas que nem chegamos a conhecer.

Nos cabe agora a reflexão de todas as adversidades vivenciadas neste ano de 2020. Quais os aprendizados, quais as conquistas, quais os avanços e quais as correções fizemos para chegar até aqui.

Vamos nos inspirar na frase de Nelson Mandela: “Eu nunca perco. Ou ganho ou aprendo”. E, que todo esse aprendizado possa nos fortalecer ainda mais em 2021.

E, se for preciso vamos usar novamente da RESILIÊNCIA, pois como diz o hino de Rondônia: “Somos sentinelas avançadas/ Somos destemidos pioneiros”.

(*) Francisco Hidalgo Farina é presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia; presidente da Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia (Acripar).