Informação é com a gente!

21 de fevereiro de 2026

Informação é com a gente!

21 de fevereiro de 2026

Operação Temporã reduz focos de incêndio em mais de 80% no Parque Estadual Guajará-Mirim

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
O Ministério Público de Rondônia (MPRO), representado pela Promotora de Justiça Flávia Barbosa Shimizu Mazzini, apresentou nesta sexta-feira (6/9), em coletiva no Palácio Rio Madeira, os resultados da Operação Temporã, que visa combater crimes ambientais nas unidades de conservação Parque Estadual Guajará-Mirim e Estação Ecológica Soldado da Borracha. A ação, que contou com a participação de diversas instituições, resultou na redução de mais de 80% dos focos de incêndio nessas áreas. Dentro do Parque Guajará, o número desses focos caiu de 464 para 4.
Em sua fala, a integrante do MPRO ressaltou que Rondônia também recebe fumaça de focos de incêndio de estados vizinhos e da Bolívia.

A Promotora Flávia Mazzini enfatizou ainda o papel do MPRO na mitigação dos efeitos das queimadas, como o acompanhamento da crise hídrica e suas consequências para o abastecimento de água e a saúde da população. “É importante que a população se conscientize sobre o uso racional da água e denuncie atividades suspeitas para que os responsáveis sejam punidos,” afirmou.

A Promotora também ressaltou que, além das ações de combate direto aos incêndios, o MPRO está monitorando outros aspectos relacionados à seca extrema, como o abastecimento de água, a qualidade do ar, o transporte fluvial, entre outros aspectos que afetam diretamente a população, especialmente crianças e idosos.

Operação integrada

Com um efetivo de mais de 200 agentes, a operação envolveu equipes do Ibama, Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Comando de Fronteira do Exército, Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Politec. O nome “Temporã” remete a algo precoce, referindo-se à antecipação dos incêndios à estação das chuvas, tornando necessária uma ação urgente e integrada.

Direito ao meio ambiente protegido

O direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado é garantido pela Constituição e protegido pelo MPRO, que atua na fiscalização e no combate a crimes ambientais. A Operação Temporã é uma demonstração do compromisso do MPRO e de seus parceiros na defesa desse direito, buscando responsabilizar aqueles que ameaçam o equilíbrio ambiental e a saúde pública em Rondônia.

A população pode contribuir na luta contra crimes ambientais denunciando irregularidades através do Balcão Virtual ou ligando para o número 127.

Página inicial / Rondônia / Operação Temporã reduz focos de incêndio em mais de 80% no Parque Estadual Guajará-Mirim