O juízo da 3ª Vara Criminal de Porto Velho condenou o ex-prefeito da capital, Roberto Sobrinho, e outros mandatários da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano, por uma série de irregularidades administrativas ocorridas na Emdur.
Sobrinho foi condenado a cinco anos de detenção pelos crimes de responsabilidade e falsidade ideológica (oito vezes) no regime semiaberto e pagamento de multa. Cabe recurso da decisão.
Além dele foram condenados pelos crimes de responsabilidade, falsidade ideológica e na Emdur, o ex-presidente da Emdur, Mário Sérgio Leiras (5 anos e seis meses no regime fechado), Sérgio Luiz Pacífico (3 anos e dez meses), Walter Fernandes Ferreira (2 anos), Edézio Martelli (ex-deputado estadual, 2 anos e 4 meses), Maurício Fontanive (2 anos e 4 meses) e Elder Carlos Martelli (2 anos e 4 meses).
Fraudes
A condenação foi consequência da Operação Luminus que desbaratou um esquema envolvendo ex-gestores e servidores da Emdur e empresários, por crimes de fraudes em licitações em processos para aquisição de materiais para a empresa. Da acusação, três servidoras foram inocentadas. Fonte: Rondônia Dinâmica









