21 de dezembro de 2024

Operação contra grilagem e exploração de terra é realizada em reserva indígena Karipuna

peixe-post-madeirao

A Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Polícia Militar Ambiental de Rondônia iniciaram na terça-feira (30), uma operação contra grilagem de terra e exploração ilegal de madeira na reserva indígena dos Karipunas, na região de União Bandeirante, distrito de Porto Velho.

Os principais acessos à reserva Karipuna foram bloqueados durante a tentativa de coibir os crimes ambientais, flagrar veículos e pessoas na região.

A Funai diz que as invasões tem aumentado nos últimos seis meses em áreas de proteção em Rondônia, como terras indígenas e parques nacionais, incluindo a dos índios Karipunas, que levaram as denúncias ao Ministério Público Federal (MPF). A estimativa é de que 30% da área já foi desmatada.

Veículos pesados

Os fiscais usam um drone para ajudar a identificar pontos de desmatamento e veículos pesados em meio a floresta e também seguem a pé em busca de acampamentos de grileiros de terra.

Pelo caminho é possível observar os vestígios dos danos ambientais, a madeira que não tem bom valor comercial fica pra trás. Onde existem riachos que impedem a passagem, os invasores constroem pontes improvisadas também usando as toras.

Segundo Hercules Silva Schiave, chefe do serviço de gestão ambiental da Funai, as invasões são acobertadas por supostas associações. Fonte: P1