Informação é com a gente!

27 de janeiro de 2026

Informação é com a gente!

27 de janeiro de 2026

Operação Conjunta da PF e Exército Combate Extração Ilegal de Ouro em Terra Indígena

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024

Ação visa combater ilícitos ambientais e usurpação de bens na Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda, Mato Grosso.

Após três incursões na floresta, a Polícia Federal em conjunto com o Exército Brasileiro conclui a Operação Manon, visando reprimir atividades ilegais de extração de ouro e usurpação de bens da União na Terra Indígena Sararé, situada em Pontes e Lacerda, Mato Grosso.

A participação do Exército faz parte da Operação Ágata Fronteira Oeste II, com o objetivo de retirar garimpeiros da região e inutilizar equipamentos e utensílios utilizados para atividades ilegais.

“Foram utilizadas aeronaves para o acompanhamento e proteção das equipes em solo. Durante as buscas aéreas, foram localizados maquinários e petrechos utilizados pelos criminosos, muitos deles escondidos nas matas”, informou a PF por meio de nota.

Dezessete pás carregadeiras e 17 motores de dragagem foram inutilizados para evitar o uso indevido. Estruturas de madeira usadas como bases pelos garimpeiros também foram identificadas.

A PF estima um prejuízo de aproximadamente 20 milhões de reais para os criminosos.

Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em propriedades rurais próximas à Terra Indígena Sararé, investigadas como possíveis bases para criminosos e acesso ilegal ao território indígena.

“As investigações continuam para analisar os elementos colhidos durante as buscas, visando identificar os financiadores dessa atividade ilegal e desmantelar as organizações criminosas que causam danos ambientais irreversíveis na Terra Indígena Sararé”, concluiu a nota.

 

Página inicial / Geral / Operação Conjunta da PF e Exército Combate Extração Ilegal de Ouro em Terra Indígena