A mobilidade logística da Amazônia receberá investimentos importantes nos próximos anos. O senador Omar Aziz (PSD-AM) anunciou que, em 2026, a região ganhará a construção do novo porto da Manaus Moderna e a licença ambiental para pavimentação do “trecho do meio” da BR-319. As informações foram divulgadas em entrevista exclusiva ao Portal Amazônia nesta terça-feira (22).
O novo porto de Manaus, com um investimento de R$ 800 milhões, promete modernizar o transporte de passageiros e mercadorias, oferecendo um atendimento mais digno à população. “Uma coisa concreta é o novo porto da cidade de Manaus. Uma obra que vai ajudar a melhorar a ida e vinda dos passageiros e mercadorias que precisam utilizar as nossas estradas, que são os nossos rios”, explicou o senador.

O empreendimento, sob responsabilidade do DNIT, terá uma área de aproximadamente 38 mil metros quadrados, com terminais de passageiros (capacidade para 4 mil pessoas/dia) e cargas, além de edifícios de fiscalização, estação de tratamento de esgoto e áreas de convivência com infraestrutura moderna, incluindo painéis solares.
Outro marco importante será a entrega da licença ambiental da BR-319, prevista para fevereiro, durante uma visita do presidente Lula ao Amazonas. A liberação permitirá a pavimentação do trecho central da rodovia, um antigo anseio da população local e fundamental para o desenvolvimento da região. “Eu e o senador Eduardo tivemos uma conversa com o presidente Lula, há duas semanas, onde ele garantiu que vem em fevereiro aqui e que vai sair a licença ambiental para gente poder asfaltar o trecho do meio da BR-319”, pontuou Aziz.

Além disso, o senador mencionou a inauguração de duas pontes sobre os rios Curuçá e Autaz-Mirim, e o asfaltamento de 52 quilômetros da rodovia, demonstrando os avanços contínuos na infraestrutura da Amazônia.

Com informações do Portal Amazônia.











