26 de dezembro de 2024

Oficina para Serviços de Reabilitação de Rondônia é realizada na Região Madeira-Mamoré

peixe-post-madeirao

O evento contou com dinâmicas interativas e momentos de troca de experiências

Uma oficina voltada ao aprimoramento do Serviço de Reabilitação da Região de Saúde Madeira-Mamoré, promovida pelo governo de Rondônia, foi realizada na quarta-feira (27). O evento contou com dinâmicas interativas e momentos de troca de experiências, reunindo terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, enfermeiros e médicos.

Organizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Coordenadoria de Cuidados à Pessoa com Deficiência, o encontro teve a participação de representantes de serviços de reabilitação como o Centro Especializado em Reabilitação de Rondônia (Cero), Centro Especializado em Reabilitação (CER) do município de Porto Velho, dos municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré e Hospital Santa Marcelina.

Durante o evento foram abordadas as temáticas:

  • Política Pública da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência;
  • O que é o Centro Especializado em Reabilitação;
  • Diretrizes do serviço; e
  • Oficinas práticas.

A qualificação contou com o apoio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) e de uma Instituição de Ensino Superior (IES) de Porto Velho, que sediou o evento.

A importância da iniciativa reforça o empenho da gestão estadual com a ampliação dos serviços. A consolidação de um modelo de reabilitação que atenda às demandas específicas da Região Madeira-Mamoré garante maior eficiência no atendimento às pessoas com deficiência. Este é apenas o início de uma jornada para fortalecer os serviços de reabilitação no estado, promovendo o cuidado integral e humanizado para a população.

POLÍTICA E MODELO DE ATENDIMENTO

Segundo a coordenadora do Cero, Andréia Zulke, o objetivo da oficina consiste na capacitação dos profissionais para que compreendam a Política Nacional da Pessoa com Deficiência e o modelo de atendimento preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na integração em rede. 

O secretário da Sesau, Jefferson Rocha, ressaltou que o formato de oficina reflete o momento de construção coletiva desse modelo de atendimento. “A iniciativa foi anunciada na primeira reunião no Cero e vem sendo construída ao longo de meses, em diálogo com outros serviços de reabilitação do estado. Estamos revisando práticas e discutindo estratégias que considerem a experiência dos profissionais, a realidade local, as fragilidades e os objetivos a serem alcançados.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

O post Oficina para Serviços de Reabilitação de Rondônia é realizada na Região Madeira-Mamoré apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.