02 de janeiro de 2025

Obras de ampliação no Centro de Medicina Tropical de Rondônia avançam

peixe-post-madeirao

O governo de Rondônia está avançando na obra de ampliação do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) em Porto Velho. As melhorias incluem o aumento do número de leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ampliação da Central de Esterilização de Materiais (CME) e construção de um amplo auditório. Os trabalhos, realizados por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), alcançaram 20% de execução.

Fluxo – Com a expansão, a unidade hospitalar ganhará 10 novos leitos, auditório com capacidade para 100 pessoas, e realocação da CME que vai  ficar mais próxima da UTI, o que facilitará o fluxo de trabalho.

Trabalhos em andamento – As atividades para a construção da nova subestação de energia elétrica do Cemetron, que aumentará a capacidade de operação do hospital, já iniciaram. As ações incluem a montagem dos gabaritos da obra, escavação às caixas de passagem subterrâneas e preparação para a concretagem da fundação. Suportes aéreos e de parede para rede elétrica e o sistema de ar-condicionado foram instalados.

No espaço destinado ao auditório, a estrutura metálica para a cobertura foi concluída, assim como as calhas de drenagem de água. No bloco que abrigará grande parte do setor administrativo do hospital foram aplicadas massa corrida e realizados o lixamento das paredes internas. A pintura das fachadas está em andamento.

Projetos – A conclusão da obra está sob responsabilidade do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops), que é um organismo internacional da ONU, especializado em projetos de infraestrutura, que possui um Acordo de Cooperação Técnica com a Sesau.

Para o secretário de Saúde, Jefferson Rocha, a obra representa o fortalecimento dos trabalhos realizados na rede do SUS.