Ex-presidente Obama critica ação de agentes federais em Minneapolis e diz que ‘valores americanos estão sob ataque’
Agentes federais dos EUA mataram a tiros mais uma pessoa em Minneapolis. Barack e Michelle Obama emitiram, neste domingo (25), uma declaração condenando o assassinato de Alex Pretti, um cidadão americano, por agentes da imigração, afirmando que isso exemplifica um “ataque” aos valores americanos.
“O assassinato de Alex Pretti é uma tragédia comovente. Também deve ser um alerta para todos os americanos, independentemente do partido, de que muitos dos nossos valores fundamentais como nação estão cada vez mais sob ataque”, declararam o ex-presidente e a ex-primeira-dama em uma declaração conjunta publicada no Instagram.
O casal Obama reconheceu o trabalho difícil dos agentes federais e de imigração, mas enfatizou que “os americanos esperam que eles cumpram suas funções de maneira legal e responsável e que trabalhem com, e não contra, as autoridades estaduais e locais para garantir a segurança pública”. A declaração critica as recentes ações das forças de segurança em Minneapolis, descrevendo-as como um “espetáculo de recrutas mascarados do ICE e outros agentes federais agindo com impunidade”.
Obama afirma que “táticas sem precedentes” resultaram na morte a tiros de dois cidadãos americanos. Ele criticou a falta de responsabilidade e disciplina por parte do governo, argumentando que, “em vez de tentar impor alguma aparência de disciplina e responsabilidade sobre os agentes que enviaram, o presidente e os atuais funcionários do governo parecem ansiosos para agravar a situação, ao mesmo tempo em que oferecem explicações públicas para os tiroteios contra o Sr. Pretti e Renee Good que não são baseadas em nenhuma investigação séria – e que parecem ser diretamente contraditas por evidências em vídeo”.
O comunicado expressa a esperança de que o governo reconsidere sua abordagem em Minneapolis e trabalhe em colaboração com as autoridades locais e estaduais “para evitar mais caos e alcançar objetivos legítimos de aplicação da lei”. O casal Obama conclui incentivando o apoio e a inspiração nos protestos pacíficos, ressaltando que “eles são um lembrete oportuno de que, em última análise, cabe a cada um de nós, como cidadãos, nos manifestarmos contra a injustiça, proteger nossas liberdades básicas e responsabilizar nosso governo”.
A declaração do casal Obama surge em um momento de crescente tensão em Minneapolis, onde a presença de agentes federais tem gerado protestos e críticas.
Com informações do G1










