O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço (MDIC) e o Sebrae lançaram, em Porto Velho (RO), o programa Agentes Locais de Inovação para Cooperativas (Alicoop). A iniciativa tem como objetivo fortalecer as cadeias produtivas de frutos regionais importantes para a Amazônia, como o açaí, babaçu, castanha-do-Brasil e cupuaçu.
O programa vai acompanhar 50 cooperativas da Amazônia Legal pelos próximos quatro anos, oferecendo suporte para inovação gerencial, práticas sustentáveis e abertura de novos mercados. A secretária de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do MDIC, Julia Cruz, destacou que o Alicoop visa “impulsionar a bioeconomia amazônica, dando protagonismo para as comunidades locais”.
O Alicoop é resultado de uma parceria entre o MDIC e o Sebrae e está conectado ao projeto Coop + Produtiva – Coopera Amazônia, financiado pelo Fundo Amazônia/BNDES.
Programa começa por Rondônia, Maranhão e Pará
A primeira fase do programa atenderá 27 cooperativas em Rondônia, Maranhão e Pará. Cada cooperativa receberá acompanhamento individualizado de um Agente Local de Inovação (ALI) por 12 meses, com foco em diagnóstico das necessidades, melhorias na gestão e soluções adaptadas à realidade dos produtores familiares, ribeirinhos, indígenas e comunidades tradicionais.
A iniciativa atraiu 171 inscrições, com grande interesse de cooperativas em Rondônia, que se destacou como um dos polos mais engajados. O programa já demonstra potencial de transformação, como no caso de Rafael Barbosa, que trabalhou na colheita de açaí no Marajó e hoje atua como ALI Coop em Santarém (PA). “Eu conheço a realidade da colheita de açaí e hoje sou parte da mudança”, afirmou.
*Com informações do MDIC










