Informação é com a gente!

10 de março de 2026

Informação é com a gente!

10 de março de 2026

Novembro Azul deste ano visa a prevenção às doenças que acometem os homens

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

03/03/2026
Publicação legal: Comunicado de retificação de edital pregão eletrônico Nº 90000/2026
03/03/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – IPAM-GAB/IPAM-SCL
23/02/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – Ipam-Gab/Ipam-SCL
09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação

O mês de novembro é dedicado a saúde do homem e o slogan do Ministério da Saúde nesse ano é “Da infância à velhice, cuide de sua saúde de novembro a novembro”.  A coordenadora Estadual da Saúde do Homem da secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Francisca Odalice da Silva, disse que no Brasil as doenças que mais matam o homem não são os diversos tipos de câncer e sim as doenças cardíacas, vasculares e respiratórias, além das causas externas como acidentes e a violência.

Segundo Francisca Odalice, o Ministério da Saúde resolveu dar outra vertente na campanha Novembro Azul, que começou a ser desenvolvida no Brasil em 2008 para alertar o público masculino sobre os cuidados na prevenção e tratamento do câncer de próstata. Como a realidade no Brasil é diferente, a campanha deste ano irá focar na prevenção às doenças que mais acometem os homens no país.

A campanha irá incentivar o homem a praticar exercícios físicos, ter uma alimentação saudável e ir ao médico pelo menos uma vez por ano para uma bateria de exames preventivos. Visando atender as recomendações do Ministério da Saúde, a Coordenação da Saúde do Homem da Sesau em Rondônia programou uma série de atividades para o público masculino, mas o feminino também pode e deve participar, pois a mulher tem um papel fundamental para sensibilizar o marido, o namorado os filhos.

Programação Campanha Novembro Azul

A abertura será no dia 6, às 8h30 da manhã na praça do Palácio Rio Madeira.

Dia 7, das 8h às 12h no auditório do Ministério Público Estadual. Público alvo: Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Aeronáutica, Marinha, 17º Brigada, 5º Bec, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil.

Dia 8, das 8h às 12h no auditório do Ministério Público Estadual. Público alvo: Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Sejus e Ministério Público.

Dia 9, das 8h às 12h, no auditório do Ministério Público Estadual. Público alvo: Sesau, Seduc, Seas, Agevisa, DER, Sefin, Sead, Sepog, Casa Civil, Casa Militar, Governadoria, Detran, Sibra, CMR, Agero, Coetic, Diof, Fapero, Idaron, Jucer, Secon, Sepat, Sesdec, EPR, Funcer, Iperon, PGE, Secon, Soph, DRPC, Fease, Edep, Ouvidoria, Seagri, Sedam, Segep, Sepoad, Setur, Caerd, CGE, Detic, Emater, Fhemeron, Ipen, Sede e Sejucel.

Página inicial / Saúde / Novembro Azul deste ano visa a prevenção às doenças que acometem os homens