Informação é com a gente!

17 de fevereiro de 2026

Informação é com a gente!

17 de fevereiro de 2026

Nove azeites brasileiros entre os melhores do mundo

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025

Nove marcas de azeite de oliva brasileiras foram selecionadas para o Flos Olei 2026, guia italiano reconhecido como uma das principais referências globais do setor. A publicação, editada anualmente pelos jornalistas e críticos Marco Oreggia e Laura Marinelli, é amplamente utilizada por importadores na escolha de produtos.

O anúncio das marcas incluídas na edição de 2026 foi feito em setembro, mas o livro oficial com informações detalhadas sobre os azeites selecionados será lançado em dezembro. Esta é a 14ª edição do Flos Olei, que reúne 500 marcas de 57 países. Na edição anterior, de 2025, 11 marcas brasileiras já haviam sido incluídas.

Critérios de seleção

A seleção dos azeites é realizada por cerca de 40 degustadores profissionais, que atribuem notas de 0 a 100 com base em critérios de qualidade e aroma. Produtores que utilizam oliveiras próprias e possuem equipamentos próprios para processamento do azeite são especialmente valorizados. Apenas os produtos com pontuação acima de 80 são incluídos na publicação, sendo que pontuações mais altas indicam melhor qualidade.

Nove marcas de azeite europeias alcançaram a pontuação máxima de 100 pontos: Casas de Hualdo (Espanha), Castelo de Canena (Espanha), Aceites Finca La Torre (Espanha), Comincioli (Itália), Frantoio Bonamini (Itália), Frantoio Franci (Itália), Azienda Agrária Viola (Itália), Américo Quattrociocchi (Itália) e Amigo (Croácia).

Entre as representantes do Brasil na edição de 2026, sete são do Rio Grande do Sul e duas de Minas Gerais. A seleção reforça a crescente qualidade da produção de azeite de oliva no país, que tem ganhado reconhecimento internacional.

Com informações do G1

Página inicial / Geral / Nove azeites brasileiros entre os melhores do mundo