A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Marinha do Brasil lançaram nesta sexta-feira (31/10) a Embarcação de Apoio Fluvial nº 1 (EApFlu1), batizada de Uiara. A embarcação é a primeira totalmente projetada e construída no Brasil para o monitoramento das águas na bacia Amazônica, marcando uma parceria inédita entre a ANA, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) e a Marinha.
Construída em Simões Filho, na Bahia, a Uiara viajou cerca de 2.600 milhas náuticas contornando o litoral brasileiro até chegar a Manaus, navegando pelo rio Amazonas. A construção foi realizada através de um acordo de cooperação técnica entre a ANA e a Marinha, que supervisionou e garantiu a qualidade da embarcação seguindo rigorosos padrões navais.
O Centro de Hidrografia e Navegação do Noroeste (CHN-9) será responsável pela operação, manutenção e segurança da Uiara. Profissionais da ANA, do SGB e da Marinha utilizarão a embarcação para coletar dados importantes para a Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN). Eventualmente, ela também poderá ser usada em levantamentos hidrográficos.
Monitoramento e segurança hídrica na Amazônia
A ANA, em parceria com o SGB, é responsável por coordenar o monitoramento das águas em todo o país. A Uiara surge como uma solução para os desafios de operar as estações hidrológicas na região Amazônica, permitindo que as equipes cheguem mais rapidamente e com segurança a locais de difícil acesso, contribuindo para a fiscalização do uso dos recursos hídricos.
Equipada com tecnologia de ponta, a Uiara poderá medir a vazão dos rios, a qualidade da água e o transporte de sedimentos. Essas informações são cruciais para entender o comportamento dos rios da Amazônia, prever cheias e secas e garantir a segurança da navegação. A embarcação também ajudará a estudar a dinâmica dos rios da região.
Uma segunda embarcação, a Jaci (em homenagem à deusa lua das tradições indígenas), está em construção no Estaleiro B3, também em Simões Filho (BA). Os nomes das embarcações foram escolhidos em votação interna na ANA e no SGB: “Uiara”, que significa “mãe d’água” ou “a dominadora”, recebeu 31,8% dos votos, enquanto “Jaci” conquistou 19,4%.
A Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN)
A ANA coordena a RHN, conforme estabelecido pela Lei nº 9.984/2000. A rede conta com mais de 4,5 mil estações de monitoramento em todo o Brasil, incluindo 1.900 estações fluviométricas (que medem o nível e a vazão dos rios) e 2.800 estações pluviométricas (que medem a quantidade de chuva).











