Informação é com a gente!

02 de março de 2026

Informação é com a gente!

02 de março de 2026

Nocaute do pirarucu. Afinal, o peixe é capaz de machucar gravemente uma pessoa ou “tirar pedaço”?

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

23/02/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – Ipam-Gab/Ipam-SCL
09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global

O pirarucu (Arapaima gigas) é um dos maiores peixes de água doce do mundo. Encontrado na Amazônia, seu nome vem de dois termos indígenas: pira (peixe) e urucum (vermelho), devido a cor da sua cauda.

Seu comprimento varia de 2 a 3 metros quando alcança a fase adulta, pesando de 100 a 330kg. A espécie vive em lagos e rios afluentes, com temperaturas que variam de 24 º a 37º. Entretanto, o pirarucu não é encontrado em lugares com fortes correntezas ou em águas com sedimentos.

 

Foto: Divulgação

Pela sua estatura, o pirarucu pode assustar pessoas que não estão habituadas ou estão conhecendo o peixe pela primeira vez. Ele pode ser encontrado em tanques com água que estão disponíveis para visitação no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

Recentemente um vídeo viralizou na última semana, onde um homem tenta dar uma isca para um pirarucu com a boca em um tanque com água. Por conta da sua força, o peixe acaba acertando a cabeça do rapaz ao retornar para a água. Em seguida, o homem acaba desmaiando e caindo dentro do tanque de água, onde os pirarucus se encontravam.

Portal Amazônia buscou respostas e foi atrás de uma especialista para responder ao questionamento. a pesquisadora e curadora da Coleção de Peixes do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Lúcia Rapp explica que, apesar do pirarucu ser uma espécie com diversas séries de dentes caninos, ele não parece ser um animal com capacidade de arrancar pedaços, já que seus dentes são pequenos. Por outro lado, o peixe possui uma abertura bucal imensa, capaz de apreender presas inteiras.

“Mordidas em humanos são pouco conhecidas. O maior perigo ao lidar com um pirarucu vivo é a força desse animal. Uma pancada da cauda do pirarucu pode desacordar facilmente uma pessoa, assim como a movimentação de sua cabeça, a qual é profundamente ossificada e rígida.” conta.

Mas em relação a situação do vídeo? O que ocasionou o desmaio do rapaz?

De acordo com a pesquisadora, a causa do desmaio do homem foi uma cabeçada, na tentativa de comer o pequeno peixe que estava na boca do rapaz, acertando-o com o focinho.

“O que o pirarucu faz é dar uma cabeçada nele, provavelmente na tentativa de comer o peixinho (ou o que for). No que o pirarucu abre a boca, é a parte do focinho que bate na cara do homem… A cabeça do pirarucu, é incrivelmente dura, parece ferro. É puro osso. Uma pancada da cabeça desse peixe desacorda qualquer um e, se a pessoa cai na água, pode se afogar e morrer.” explica.

 O pirarucu é um animal onívoro, ou seja, sua alimentação é feita de seres animais e vegetais, além de frutas, vermes, insetos, moluscos, crustáceos, peixes, anfíbios, répteis e até mesmo aves aquáticas.

A espécie corre risco de extinção devido à pesca predatória praticada ao longo de muitos anos. A reprodução natural do peixe é insuficiente para repor o número de pirarucus pescados. A exploração não sustentável fez com que o Ibama  (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), criasse em 2004 uma Instrução Normativa que regulamenta a pesca do pirarucu na Amazônia, proibindo-a em alguns meses do ano e estabelecendo tamanhos mínimos para pesca e comercialização da espécie.

Fonte: Portal Amazônia

Página inicial / Geral / Nocaute do pirarucu. Afinal, o peixe é capaz de machucar gravemente uma pessoa ou “tirar pedaço”?