O Serviço Geológico do Brasil (SGB) divulgou o 2º Boletim Hidrológico da Bacia do Amazonas, indicando a retomada do processo de enchente no rio Solimões, em Tabatinga (AM). O nível do rio subiu cerca de 1 metro, atingindo 7,58 m, e a tendência é de normalização da enchente na região nos próximos dias.
Em Manaus (AM), o rio Negro apresenta estabilidade, com nível em 22,01 m, dentro da faixa de normalidade para o período. Já o Solimões em Manacapuru (AM) oscila e está em 13,16 m.
Outros rios da região também estão sendo monitorados. O rio Madeira, em Porto Velho (RO), continua a subir, atingindo 11,54 m, enquanto o rio Acre, em Rio Branco (AC), subiu 2,74 m, ficando acima do nível normal. O rio Branco, em Boa Vista (RR) e Caracaraí (RR), segue em processo de vazante.
O SGB prevê chuvas com anomalia positiva nos próximos 15 dias, o que pode elevar os níveis dos rios. O monitoramento é feito através da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN) e as informações estão disponíveis na plataforma SACE: https://www.sgb.gov.br/sace/index_bacias_monitoradas.php?getbacia=bamazonas.

“Esse cenário já era esperado e a tendência, a partir de agora, é que o processo de enchente seja normalizado na região”, explica Andre Martinelli, gerente de Hidrologia e Gestão Territorial da Superintendência Regional do SGB em Manaus.
Com informações do Portal Amazônia.







