Informação é com a gente!

14 de outubro de 2025

Informação é com a gente!

14 de outubro de 2025

Negócios: Municípios compram dos pequenos empreendedores

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao
Jornal Madeirão - 12 anos de notícias

Últimas notícias

08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024
01/10/2025
Aviso de dispensa de licitação – PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº: 79818/2025
09/09/2025
Publicação legal: Aviso de reagendamento de licitação – 90010/2025
08/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação – processo 72868/2024
01/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação: processo administrativo 77824/2025
27/08/2025
Publicação Legal: Aviso de Licitação – Processo Administrativo Nº 72868/2024
27/08/2025
Publicação Legal: Aviso de Reagendamento de Licitação – Processo Administrativo Nº 77824/2025
25/08/2025
Publicação legal: Aviso de Reagendamento de Licitação Ampla Participação

Teve início nesta segunda-feira, 29 de julho, e continua até 2 de agosto a Consultoria em Compras Públicas, que acontece em Cacoal. Oscar Moreira, especialista de Minas Gerais que vem conduzindo essa preparação, foi contratado pelo Sebrae em Rondônia para atender a necessidade de aprimoramento do processo licitatório e apoiar as prefeituras na elaboração do planejamento de compras. 

O trabalho foi iniciado no Cone Sul e Centro Leste do estado, terá sequência ainda nesta semana em dois municípios da Zona da Mata, Alto Agre dos Parecis e Alta Floresta do Oeste.

A prefeita de Cacoal, Glaucione Rodrigues, recebeu em seu gabinete a analista do Sebrae em Cacoal, Cintia Salvador, juntamente com o Vice-Prefeito de Presidente Médici, José Ribeiro Neto. Glaucione e José Ribeiro tiveram conhecimento das atividades que serão desenvolvidas com as Comissões Permanentes de Licitações (CPLs) dos dois municípios. 

O comprometimento dos prefeitos para a realização da consultoria é fundamental, visto que a CPL pode ser consideradas o “coração” da prefeitura, vez que operacionaliza as compras de pequenos negócios de acordo com as orientações das políticas públicas.

Iniciativa

Esteve presente também o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Cacoal, professor Elias Nunes, tendo em vista a importância dessa iniciativa para os pequenos negócios locais. O professor entende que o empenho de sua secretaria e demais órgãos do executivo municipal são de especial relevância no cumprimento da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que favorece a participação dos pequenos negócios nas licitações públicas e promove incentivos ao seu desenvolvimento.

O Diretor Superintendente do Sebrae, Daniel Pereira, reforça que o empenho do Sebrae é fortalecer a rede de parcerias estratégicas com as prefeituras, mas que a finalidade maior está no apoio aos gestores públicos a cumprirem a Lei Complementar 123/2006. 

Essa Lei garante que os recursos financeiros das prefeituras possam ser investidos no próprio município, desenvolvendo os pequenos negócios para gerar renda, empregos e impostos para o município executar suas políticas públicas. Daniel, conclui com o agradecimento a todos os prefeitos que recebem as equipes do Sebrae e entenderam importância do trabalho com as equipes de compras das prefeituras.