Atleta garante sua participação nos Jogos Olímpicos antes mesmo de competir no GP na Hungria.
Antes mesmo de estrear no Grand Prix em Budapeste (Hungria) no domingo (10), a esgrimista brasileira Nathalie Moellhausen garantiu a primeira vaga do Brasil na esgrima para os Jogos de Paris, através do ranking olímpico. Nesta sexta-feira (8), Nathalie foi beneficiada pelo desempenho abaixo do esperado de duas concorrentes diretas – a canadense Ruien Xiao e a argentina Isabel Di Tella – que não tiveram bom rendimento no GP de Budapeste, última competição antes do fechamento do ranking.
Nathalie, atualmente a melhor atleta das Américas e número oito do mundo, conquistou sua vaga antecipada em Paris 2024 por não poder mais ser alcançada por suas adversárias no ranking olímpico. Com a vaga já assegurada, a esgrimista de 38 anos está pronta para competir em sua terceira Olimpíada na carreira, após participar das edições do Rio 2016 e Tóquio 2020. Seu último título foi conquistado no Grand Prix (Catar), em janeiro de 2023.
Rivais caem no quadro preliminar da Hungria e Nathalie Moellhausen garante a classificação para os Jogos de Paris: https://t.co/uZ5BdyKewn pic.twitter.com/w58LhJ1Xhp
— Conf Bras Esgrima (@cbesgrima) March 8, 2024
Outros resultados
Na estreia em Budapeste nesta sexta-feira (8), Victoria Vizeu, Maria Rita de Camargo, Maria Carolina Guimarães e Marcela Silva foram eliminadas na fase preliminar e estão fora da disputa principal.
Próximas estreias
A competição masculina em Budapeste começa neste sábado (9). Um dos destaques brasileiros é Alexandre Camargo, que se prepara para o Pré-Olímpico da Costa Rica, marcado para os dias 6 e 7 de abril. A delegação masculina também conta com Pedro Petrich e Leandro Seini.
Vagas olímpicas do Brasil
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) atualizou a lista de vagas já garantidas para Paris 2024. Além da esgrima, o tiro esportivo Skeet Feminino também garantiu vaga, com a participação da gaúcha Georgia Fuquim, que se classificou para a final da Olympic Qualification CAT Shotgum, em Santo Domingo (República Dominicana), na noite de quinta-feira (7). Georgia será a segunda atleta do Skeet Feminino brasileiro a competir em Olimpíadas, após Daniela Carraro na Rio 2016. Janice Teixeira também foi a primeira atleta do país a disputar a prova de Fossa Olímpica na mesma edição.
VAGA GARANTIDA EM PARIS 2024🇫🇷
Georgia Furquim conquista vaga para @Paris2024 após avançar à final no skeet feminino do Campeonato das Américas da modalidade, que acontece em Santo Domingo 🇩🇴
A nossa delegação continua aumentando! 🤩 pic.twitter.com/iz5H8Npx6J
— Time Brasil (@timebrasil) March 7, 2024