Informação é com a gente!

22 de dezembro de 2025

Informação é com a gente!

22 de dezembro de 2025

Na Argentina, Lula tem encontro marcado com Cristina Kirchner, mas não com Milei

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao
Jornal Madeirão - 12 anos de notícias

Últimas notícias

12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024
01/10/2025
Aviso de dispensa de licitação – PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº: 79818/2025
09/09/2025
Publicação legal: Aviso de reagendamento de licitação – 90010/2025
08/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação – processo 72868/2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se encontrar nesta quinta-feira (3) com a ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner, que cumpre prisão domiciliar após condenação por corrupção.

Apesar da visita oficial à Argentina, Lula não tem reunião prevista com o atual presidente do país, Javier Milei, seu rival político.

O encontro com Kirchner foi autorizado pela Justiça argentina a pedido da ex-presidente e deve ocorrer no período da tarde, após a cúpula de chefes de Estado do Mercosul, em Buenos Aires.

A visita ocorre semanas depois de Lula ter telefonado para Cristina. Na ocasião, a Suprema Corte argentina rejeitou um recurso da defesa da ex-presidente para anular a condenação.

Em publicação nas redes sociais, Lula afirmou ter demonstrado apoio a Cristina e elogiou a “maneira serena e determinada” com que ela enfrenta a situação.

Condenação por corrupção

Cristina Kirchner foi condenada por favorecer o empresário Lázaro Báez, dono de uma empreiteira e amigo do casal Kirchner. Segundo a acusação, entre 2003 e 2015, Báez venceu 51 licitações de obras públicas, muitas delas superfaturadas ou inacabadas. Parte do dinheiro, segundo a denúncia, teria sido repassada à ex-presidente, a Néstor Kirchner e a empresas ligadas à família.

A Justiça argentina a condenou por chefiar uma organização criminosa e comandar uma administração fraudulenta por 12 anos — período que abrange o governo de Néstor (2003–2007) e seus dois mandatos consecutivos. O prejuízo estimado é de US$ 1 bilhão. Cristina nega as acusações e afirma que a sentença já estava definida antes mesmo do julgamento.

Sem encontro com Milei

Segundo a agenda divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência, não há previsão de encontro bilateral com Milei.

Esta é a primeira vez que Lula visita a Argentina desde a posse de Milei, em dezembro de 2023. O formato das cúpulas do Mercosul prevê encontros reservados entre presidentes, mas não deverá ser o caso de Lula com Milei.

Durante a campanha eleitoral, Milei fez diversas críticas públicas a Lula e ao PT. Em uma vinda ao Brasil em 2024, ele se reuniu apenas com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Fonte: G1

Página inicial / Brasil / Na Argentina, Lula tem encontro marcado com Cristina Kirchner, mas não com Milei