Elon Musk anunciou que a Tesla venderá seus robôs humanoides Optimus a partir de 2027, e acredita que um dia todos terão um
O bilionário Elon Musk afirmou nesta quinta-feira (22) que a Tesla iniciará a venda de seus robôs ao público até o final de 2027, com a visão de que, no futuro, cada indivíduo terá um robô humanoide como assistente.
“Provavelmente em algum momento do próximo ano, até o final do próximo ano, acho que estaremos vendendo robôs humanoides ao público”, declarou Musk durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos. Ele ressaltou que as vendas ocorrerão quando a Tesla tiver “confiança de que há altíssima confiabilidade, altíssima segurança, que o leque de funcionalidades também é muito amplo e que, basicamente, você pode pedir que ele faça quase qualquer coisa que quiser.”
O robô da Tesla, batizado de Optimus, teve seu primeiro protótipo revelado em 2022. Na época, Musk previu que a divisão de humanoides da empresa poderia gerar mais receita do que a de veículos. Atualmente, algumas unidades do Optimus já são utilizadas para realizar tarefas simples na fábrica da Tesla, e Musk espera que, até o final de 2026, os robôs executem tarefas mais complexas.
Musk demonstra grande otimismo em relação ao futuro da robótica, esperando que “bilhões de robôs humanoides estejam em atividade e sejam capazes de saturar todas as necessidades dos seres humanos”. Ele acredita que “todos na Terra terão um e vão querer um. Quem não gostaria de um robô, supondo que seja muito seguro, para cuidar dos seus filhos, do seu animal de estimação?”. Ele também vislumbra a robótica como solução para desafios como o cuidado de idosos: “Muitos amigos meus têm pais idosos e dizem que é muito difícil cuidar deles. Se existisse um robô que pudesse cuidar e proteger um parente idoso, acho que seria ótimo, seria algo incrível”.
O bilionário também defendeu que a solução para a pobreza pode estar no uso da robótica e da inteligência artificial, mas alertou para os riscos: “Precisamos ter muito cuidado com a IA e com a robótica. Não queremos nos ver em um filme de James Cameron, não queremos estar em um ‘O Exterminador do Futuro’”.
Musk ainda previu que a inteligência artificial superará a inteligência humana em breve. “Com o ritmo que a IA está progredindo, eu acho que [teremos] uma IA que é mais inteligente do que qualquer humano até o final deste ano. Não mais tarde do que o próximo ano”, afirmou. Ele estima que, por volta de 2030 ou 2031, a IA será mais inteligente do que toda a humanidade, coletivamente.
Com informações do G1












