16 de setembro de 2024

Museu Rondon recebe locomotiva para memorial. Projeto ganha apoio de Acir

peixe-post-madeirao-48x48

Museu Rondon recebe locomotiva para memorial. Projeto ganha apoio de Acir

peixe-post-madeirao

A locomotiva nº 6 da EFMM (Estrada de Ferro Madeira-Mamoré) foi removida do complexo no Centro para a Vila de Santo Antônio, a sete quilômetros da capital. No local foi construída uma base onde a máquina ficará exposta fazendo parte do Museu Rondon. O equipamento passará por uma restauração. A ação aconteceu no sábado (4) pela manhã.
O trabalho de remoção foi demorado devido ao peso do equipamento. Foram várias tentativas até que conseguissem fazer subir o equipamento que foi transportado por caminhão com carreta tipo prancha. O transporte aconteceu pela manhã para evitar congestionamento no trânsito. Também foi necessário a intervenção de equipe elétrica para evitar contados com rede de energia durante o transporte.
A Associação dos Ferroviários da EFMM entrou com ação civil pública para garantir a realização das obras que vem acontecendo de revitalização do complexo ferroviário da EFMM e da restauração de parte dos trilhos rodantes. A transferência da locomotiva foi autorizada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Nacional).
A Associação também atua na captação de recursos federais para novas fases do projeto. “Estivemos com o senador Acir Gurgacz que garantiu emenda parlamentar para obras importantes desse projeto”, afirmou George Telles, vice-presidente da Associação. (SGC)