O Museu Paraense Emílio Goeldi foi homenageado nesta segunda-feira (6) com o título ‘Amazônia para Sempre’ pela Câmara Municipal de Belém. A honraria, proposta pelo vereador Rodrigo Moraes, celebra os 159 anos de história da instituição e seu papel fundamental na produção e divulgação de conhecimento sobre a Amazônia.
A solenidade, realizada no auditório Eduardo Galvão, no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, reconhece o pioneirismo do museu na ciência amazônica, destacando a construção de conhecimento interdisciplinar e inovador ao longo dos anos. O decreto que instituiu o título (Decreto Legislativo nº 011/2025) ressalta a importância do museu para a região e sua contribuição para a resolução de problemas e a busca por alternativas sustentáveis.
O Museu Goeldi é uma referência em estudos sobre a sociobiodiversidade amazônica, oferecendo programas de pós-graduação em áreas como Botânica Tropical, Zoologia, Ciências Ambientais, Biodiversidade e Biotecnologia, Biodiversidade e Evolução e Diversidade Sociocultural. Além disso, projetos como o Clube do Pesquisador Mirim e o Museu de Portas Abertas incentivam o interesse pela ciência entre crianças e jovens.
Nilson Gabas Júnior, diretor do Museu Goeldi, expressou sua emoção ao receber o reconhecimento. “É uma honra muito grande para o Museu Paraense Emílio Goeldi receber esse título. Somos uma instituição federal, mas estamos localizados na cidade de Belém, que, no sentido da COP, passa a ser a capital do Brasil e a capital climática do mundo. Então, nesse contexto de Amazônia, da importância estratégica da cidade de Belém, no entendimento e procura de mitigação das mudanças climáticas, o Museu Goeldi tem uma tradição de 159 anos produzindo ciência e comunicando ciência na Amazônia e para amazônidas”, declarou.
O vereador Rodrigo Moraes destacou a relevância da honraria não apenas para o museu, mas para toda a cidade de Belém. “Esse diploma é entregue às entidades públicas e privadas que se destacam por sua atuação profissional e busca incentivar a preservação e manutenção do meio ambiente. É uma honra para a cidade de Belém ter o Museu Emílio Goeldi como referência da ciência, do desenvolvimento sustentável e da garantia da defesa intransigente da nossa Amazônia”, afirmou.
Para celebrar a data, o Parque Zoobotânico do Museu Goeldi abriu suas portas ao público com entrada gratuita das 9h às 15h.
*Com informações da Agência Museu Goeldi*








