Informação é com a gente!

23 de dezembro de 2025

Informação é com a gente!

23 de dezembro de 2025

Museu Goeldi recebe mural com mitos Huni Kuin

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao
Jornal Madeirão - 12 anos de notícias

Últimas notícias

12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024
01/10/2025
Aviso de dispensa de licitação – PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº: 79818/2025
09/09/2025
Publicação legal: Aviso de reagendamento de licitação – 90010/2025
08/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação – processo 72868/2024

O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) abriu ao público, neste domingo (9/11), um mural vibrante criado pelo Movimento dos Artistas Huni Kuin (Mahku). A obra, com 58,9 metros quadrados, apresenta dois mitos centrais do povo indígena: Kapewë Pukeni (do jacaré-ponte) e Yune Inu, Yube Shanu (do surgimento da Ayahuasca).

O mural é um convite para conhecer a visão de mundo do povo Huni Kuin, do Acre, e representa um importante elo entre cultura, arte, ciência e meio ambiente. A pintura ficará exposta permanentemente no Centro de Exposições Eduardo Galvão, dentro do Parque Zoobotânico do MPEG, em Belém.

A chegada do mural ao museu faz parte da programação cultural do Goeldi para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá na capital paraense a partir da próxima segunda-feira (10/11). A obra simboliza a presença e o conhecimento dos povos indígenas nas discussões globais sobre o clima.

O MPEG, desde sua fundação em 1866, sempre buscou o diálogo intercultural, a pesquisa colaborativa com comunidades indígenas e a proteção da Amazônia, integrando saberes científicos e tradicionais. A iniciativa foi articulada pela galeria Carmo Johnson Projects, com patrocínio da Bloomberg Philanthropies e apoio do Instituto Peabiru.

Presente dos artistas

Os seis artistas do Mahku pintaram os painéis em outubro e foram recebidos pelo diretor do Museu Goeldi, Nilson Gabas Júnior, que agradeceu o presente em nome da instituição. O diretor destacou que, às vésperas da COP30, o museu reafirma seu compromisso com os povos originários.

“Os Huni Kuin fizeram uma arte maravilhosa aqui, que mostra a relação mística com a natureza. Nossa instituição, declarada de forma simbólica como ‘território indígena’, tem buscado uma comunicação que reúne ciência, cultura e arte”, afirmou Gabas Júnior.

Ibã Huni Kuin, fundador do coletivo e professor, pesquisador e artista, explicou que a ideia de pintar os mitos surgiu da necessidade de preservar a cultura Huni Kuin, que é transmitida oralmente. Ele percebeu que a língua e os cantos ancestrais estavam se perdendo entre os jovens.

“Os nossos conhecimentos são da memória, não tem escritos. Eu já vinha acompanhando as histórias do meu pai, por meio da música e comecei a gravar (os cantos do) meu pai”, disse Ibã. As gravações se transformaram em um livro escrito em três idiomas, mas, segundo ele, a tradução não conseguia capturar a essência dos cantos Huni Kuin. Daí surgiu a ideia de pintar e ensinar os jovens a retratar essas músicas, o que deu origem ao Mahku, fundado em 2012.

Os mitos retratados

O mural apresenta o mito do jacaré-ponte (Kapewë Pukeni), que narra a jornada do povo Huni Kuin em busca de um novo lar, e o mito do surgimento da ayahuasca (Yube Inu, Yube Shanu), que representa a cura e a transformação. Os artistas utilizaram cores vibrantes e grafismos tradicionais kenê para traduzir os cantos e visões do nixi pae (ayahuasca).

O Mahku é formado por Ibã Huni Kuin, Cleiber Bane, Cleudon Sales Txana Tuin, Acelino Sales, Yaka Huni Kuin e Kásia Mytara, artistas que buscam preservar e difundir a cultura Huni Kuin através da arte.

Página inicial / Cultura e Entretenimento / Museu Goeldi recebe mural com mitos Huni Kuin