Com o foco voltado às atividades da Semana do Meio Ambiente, o Governo de Rondônia realiza entre os dias 9 e 13, ações de educação ambiental no interior do Estado. Através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), os trabalhos se concentram na varredura das ruas, identificando os focos de queimadas em atividade, ou aquelas já encerradas.
Este trabalho ocorre nos municípios de Alvorada do Oeste, Urupá, Teixeirópolis, Mirante da Serra, Nova União e Ouro Preto do Oeste, e conta com a participação do Batalhão de Polícia Ambiental.
A varredura nas cidades e distritos ocorrerá no período de 6h às 9h e das 16h às 19h, horários de maior incidência de queimadas. As queimadas, focos e indícios, serão fotografados com coordenadas geográficas, de modo a construir dados de incidência e reincidência.

Tabulação
Serão anotados também, dados como endereço e horário da queimada, para que possam ser tabulados posteriormente, a fim de compreender o alcance da ação. Conversar com os moradores explicando sobre os males que as queimadas fazem à saúde humana e ao meio ambiente, também é uma atividade que será enfatizada.
Aproveitando outras atividades do Escritório Regional, as equipes que fazem visitas às propriedades rurais também levarão informações sobre a nocividade do uso do fogo e também utilizarão a Declaração do Uso do Fogo pelo site da Sedam. Assim como nas atividades de rotina, nas visitas a empreendimentos e atividades, e nas ações de fiscalização contínua, a equipe fará o monitoramento do uso do fogo irregular, com orientações e notificações, caso sejam necessárias.