Sobrecarga mental: o que acontece com o cérebro quando tentamos fazer tudo ao mesmo tempo? Descubra a importância do ócio
Em seu primeiro episódio de 2026, o podcast O Assunto explora a crescente preocupação com a sobrecarga cerebral e a importância de dedicar tempo ao descanso e à “faxina mental”. Em conversa com a jornalista Natuza Nery, o neurocientista Fernando Gomes detalha o funcionamento do cérebro e a nossa capacidade real de realizar múltiplas tarefas simultaneamente.
Fernando Gomes explica que, embora o cérebro possa alternar o foco de atenção rapidamente, o esforço para realizar várias atividades ao mesmo tempo pode levar a consequências negativas, como estresse, ansiedade, perda de memória e até alterações na pressão arterial. “O modo ‘multitarefa’ pode levar a problemas”, alerta o médico.
O neurocientista também aborda a crença cultural de que mulheres são naturalmente mais habilidosas em realizar diversas tarefas simultaneamente. Ele refuta essa ideia, afirmando que “o ato de fazer muita coisa ao mesmo tempo é uma ‘grande falácia’ do ponto de vista biológico”.
Além de alertar sobre os perigos da sobrecarga, Fernando Gomes ressalta a importância do ócio e de uma boa noite de sono para a saúde cerebral. O descanso adequado permite que o cérebro se recupere e consolide informações, otimizando o desempenho cognitivo.
O episódio também apresenta um panorama de temas relacionados à saúde cerebral, incluindo um experimento sobre a reação do cérebro a palavras positivas e negativas, informações sobre o desenvolvimento cerebral até os 25 anos, os impactos do aquecimento global no cérebro, os efeitos de ultraprocessados no cérebro adolescente, os benefícios dos jogos para o raciocínio e os efeitos do machismo na saúde cerebral feminina. “Como o machismo deixa ‘cicatrizes’ no cérebro das mulheres”, questiona o podcast.
O podcast O Assunto, produzido por Mônica Mariotti, Amanda Polato, Sarah Resende, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski e Carlos Catelan, com apresentação de Natuza Nery, está disponível em todas as plataformas de áudio e no YouTube. Desde sua estreia em agosto de 2019, o podcast já acumulou mais de 168 milhões de downloads e 14,2 milhões de visualizações no YouTube.
Com informações do G1









