Informação é com a gente!

11 de março de 2026

Informação é com a gente!

11 de março de 2026

MPRO, Polícia Civil e Sefin articulam estratégias de combate à sonegação fiscal em Rondônia

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

03/03/2026
Publicação legal: Comunicado de retificação de edital pregão eletrônico Nº 90000/2026
03/03/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – IPAM-GAB/IPAM-SCL
23/02/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – Ipam-Gab/Ipam-SCL
09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
Em um esforço contínuo para fortalecer a repressão aos crimes contra a ordem tributária e recuperar ativos para o erário estadual, o Grupo de Atuação Especial em Sonegação Fiscal e Crimes Contra a Ordem Tributária (Gaesf) do Ministério Público de Rondônia e a Polícia Civil realizaram uma reunião estratégica na sede da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), nesta terça-feira (10/3), em Porto Velho.
O encontro contou com a participação da coordenadora do Gaesf, Promotora de Justiça Laíla de Oliveira Cunha Nunes, do Delegado de Polícia Civil Swami Otto, dos Auditores Fiscais de Tributos Estaduais José Luiz Horn e Adriano Mulling. A pauta central foi o aprimoramento do fluxo de informações entre as instituições e a análise de casos complexos que envolvem engenharia financeira para a supressão de tributos.
Integração e Inteligência Fiscal
A reunião visou consolidar o compartilhamento de dados técnicos de fiscalização com os procedimentos investigatórios criminais em curso. A articulação técnica buscou otimizar a identificação de mecanismos de interposição fraudulenta de pessoas e ocultação de bens, garantindo que a prova produzida no âmbito administrativo-fiscal possua a robustez necessária para o enfrentamento judicial.
De acordo com a coordenadora do Gaesf, a integração entre as instituições é fundamental para o sucesso das atividades. “O alinhamento entre o Ministério Público, a Polícia Civil e a Sefin é um passo decisivo para desarticular esquemas estruturados de sonegação que impactam diretamente a arrecadação e a prestação de serviços públicos essenciais”, reforça Laíla Nunes.

Página inicial / Justiça / MPRO, Polícia Civil e Sefin articulam estratégias de combate à sonegação fiscal em Rondônia