Informação é com a gente!

11 de fevereiro de 2026

Informação é com a gente!

11 de fevereiro de 2026

MPRO participa do projeto “Sede de Aprender” do CNMP e fiscaliza escolas de Rondônia

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) iniciou na segunda-feira (2/6) uma série de visitas a escolas públicas no Estado para verificar as condições de água potável, saneamento básico e banheiros. As atividades se estendem até sexta-feira (6/5) e fazem parte do projeto “Sede de Aprender”.
A ação é desenvolvida em parceria com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Ministério Público de Alagoas (MPAL), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB).
A missão, que acontece em âmbito nacional, tem como escopo certificar que todas as escolas, sejam urbanas, rurais ou indígenas, tenham acesso a água potável e saneamento básico. A fiscalização ocorrerá de forma conjunta pelos Ministérios Públicos Estaduais e Federais, bem como Tribunais de Contas, com apoio dos Centros de Apoio e Núcleos de Educação e Meio Ambiente das unidades ministeriais.
Em Rondônia, 62 escolas foram declaradas no censo escolar como sem água, sem água potável, sem saneamento básico e sem banheiro, e serão objetos de visitas nas Comarcas de Porto Velho, Alta Floresta D’Oeste, Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, São Francisco do Guaporé, Santa Luzia do Oeste e Vilhena.
“A proposta desta semana é checar a real condição dessas escolas e, a partir dos problemas confirmados, atuar para que possamos garantir o mínimo de dignidade a essas crianças, com acesso a água potável e o saneamento básico na escola”, afirma a promotora de Justiça da curadoria da Educação, Luciana Ondei Rodrigues Silva.
Projeto Sede de Aprender
O projeto Sede de Aprender visa promover uma atuação integrada entre os Ministérios Públicos e os Tribunais de Contas para fiscalizar as condições de saneamento nas escolas públicas. A iniciativa surgiu a partir da assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre o CNMP, o MPAL, a Atricon e o IRB.
Durante a semana de fiscalização, os membros dessas instituições visitarão escolas que foram listadas no último censo escolar como unidades que não possuem água potável, saneamento básico ou banheiros adequados.
A escolha das datas para as visitas se deve ao Dia Nacional da Educação Ambiental, celebrado em 3 de junho, e ao Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho. Esses dias são importantes para destacar a necessidade de condições adequadas de saneamento nas escolas, que são essenciais para a saúde e o bem-estar dos alunos.
Com estas fiscalizações, o MPRO, busca garantir que todas as unidades de ensino tenham acesso a água potável e saneamento básico adequado, assegurando a todos os estudantes e funcionários um ambiente mais saudável para o aprendizado.

Página inicial / Cidadania / MPRO participa do projeto “Sede de Aprender” do CNMP e fiscaliza escolas de Rondônia