O Ministério Público de Rondônia (MPRO) participou, na terça-feira, da palestra magna em comemoração aos 39 anos da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia.
O encontro teve como tema “Transformação Digital e o Sistema de Justiça: Desafios Éticos e Oportunidades” e contou com a presença do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Ricardo Villas Bôas Cueva, responsável pela exposição da palestra.
O evento foi aberto pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Raduan Miguel Filho, e pelo diretor da Emeron, desembargador Alexandre Miguel. Também participaram representantes de diversas instituições, entre eles o Subprocurador-Geral de Justiça Administrativo do MPRO, procurador de Justiça Marcelo Lima de Oliveira, e a diretora da Escola Superior do MPRO (Empro), promotora de Justiça Edna Capelli.
Desafio ético – Em sua fala, o procurador de Justiça Marcelo Lima de Oliveira destacou os impactos da digitalização no acesso à justiça. “O primeiro desafio ético é a igualdade de acesso. A digitalização promete ampliar o acesso, mas pessoas sem internet ou habilidades digitais podem ser impedidas de participar de audiências ou de acionar o sistema judicial”, afirmou.