Em uma importante agenda de alinhamento estratégico, a coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e aos Crimes Contra a Ordem Tributária (Gaesf), promotora de Justiça Laíla de Oliveira Cunha Nunes, e o secretário executivo do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA), Fábio Rodrigo Casaril, realizaram uma visita institucional à sede da Polícia Civil do Estado.
A reunião teve como foco principal o fortalecimento do trabalho integrado entre o Ministério Público de Rondônia (MPRO) e a Polícia Civil, visando à otimização das investigações e ao aprimoramento das estratégias de combate aos crimes tributários, que causam graves prejuízos aos cofres públicos e à sociedade rondoniense.
Esforços – Os representantes do MPRO foram recebidos pelo delegado-geral adjunto, Claudionor Soares Muniz, e pelos delegados de polícia Marcos Vinicius Alves e Silva Filho, Swami Otto Barboza Neto e Leonardo Augusto Simões Matos.
Durante o encontro, a promotora de Justiça Laíla de Oliveira Cunha Nunes destacou que a união de esforços e a troca de informações entre as instituições são fundamentais para o sucesso das operações. “O Gaesf atua na linha de frente contra a sonegação fiscal e a nossa parceria com a Polícia Civil é um pilar essencial.
Resultados – A expertise investigativa dos delegados e de suas equipes, somada à atuação do Ministério Público, resulta em ações mais robustas e eficientes, garantindo que os responsáveis por fraudes tributárias sejam responsabilizados”, afirmou.
Coordenada – Fábio Rodrigo Casaril, secretário executivo do CIRA, ressaltou os resultados positivos já alcançados por meio da colaboração interinstitucional, que tem se mostrado um modelo eficaz na recuperação de ativos para o estado. “O trabalho do CIRA, que congrega diversas instituições, demonstra que quando atuamos de forma coordenada conseguimos não apenas punir os ilícitos, mas também reverter os danos causados, recuperando valores que podem e devem ser investidos em áreas essenciais para a população, como saúde, educação e segurança”, pontuou.
Portas abertas
O delegado-geral adjunto, Claudionor Soares Muniz, reiterou o compromisso da Polícia Civil em aprofundar a cooperação, destacando que a instituição está de portas abertas e totalmente empenhada em fortalecer essa parceria para desarticular esquemas criminosos e garantir a justa arrecadação em benefício de Rondônia.
Compromisso – Ao final da reunião, foram discutidos novos fluxos de trabalho e estratégias conjuntas para as próximas operações, reafirmando o compromisso de ambas as instituições em proteger a ordem tributária e assegurar que os recursos públicos sejam devidamente revertidos para o bem-estar da sociedade.











