Informação é com a gente!

27 de fevereiro de 2026

Informação é com a gente!

27 de fevereiro de 2026

MPF solicita novamente a construção de hospital universitário da Unir

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

23/02/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – Ipam-Gab/Ipam-SCL
09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global

Novamente o Ministério Público Federal (MPF) realizou na Justiça o pedido para a construção do hospital universitário da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

A ação civil pública que solicitava a elaboração do projeto do hospital foi ajuizada em 2017, porém as obras nunca foram iniciadas.

De acordo com o MPF, a construção do hospital universitário é de extrema importância para apoiar a rede de saúde de Rondônia, que entrou em colapso devido à pandemia da Covid-19.

Em 2017, o MPF solicitava que a Justiça obrigasse a Unir a elaborar o projeto do hospital e a definir o local de instalação, além do método de contratação de seus profissionais.

Segundo o MPF a Unir teve duas oportunidades para construir o hospital, em 2007 e 2014. Porém sempre apresentou impedimentos, chegando a devolver para a União R$ 5 milhões destinados à obra.

“Se, por disposição constitucional, pela demanda de saúde pública em Rondônia e por necessidade institucional da Unir na formação de profissionais médicos, a existência de um hospital universitário já era evidente, isso torna-se ainda mais necessário a partir da pandemia de covid-19, em que a rede pública de saúde estadual colapsou, o que acarretou na transferência de pacientes para outros estados da Federação”, destacou o procurador da República Raphael Bevilaqua.

Página inicial / Rondônia / MPF solicita novamente a construção de hospital universitário da Unir