O auditório do Sicoob Credisul foi palco na segunda-feira, de um extenso debate sobre a atuação e comportamento dos motoristas de transporte via aplicativos em Vilhena. O evento foi idealizado a partir de um pedido do Urbano Norte e realizado pela Semtran (Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito).
Estiveram presentes na palestra, o secretário de Trânsito, Roccio Candido, o chefe da Ciretran de Vilhena, Gustavo Ozeika, o vereador Rafael Maziero, o assessor executivo da Semtran, José Teixeira, bem como a representante da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Semtic), Rita Corrêa, a chefe de gabinete Margarida Duarte, e o diretor do aplicativo Urbano Norte, Jamir Santos. Além disso, houve massiva presença dos motoristas de aplicativos Urbano Norte e Mob Luxo.
Roccio Aires, agradeceu a presença dos motoristas de aplicativos e falou da importância da Semtran, no cotidiano dos motoristas. “A nossa secretaria está de portas abertas. Queremos o melhor para o trânsito local. Queria agradecer a empresa pela iniciativa de nos procurar e, sempre que necessário, vamos firmar parcerias como essa”, disse.
Educador de Trânsito da Semtran, o capitão Teixeira, falou sobre vários aspectos de comportamento do motorista de aplicativo. “É necessário saber a importância do trato com o passageiro, a apresentação pessoal e o cuidado com a higiene do veículo e do condutor. Respeito às leis é vital para que casos de estupro e assédio não sejam mais relatados”, concluiu.
Regulamentação
O vereador Rafael Maziero falou sobre a demasiada burocracia no Brasil, com foco para a regulamentação destes aplicativos. “Os grandes centros já mostraram o quão é necessário este serviço. Estou aqui para defender a classe. Um Brasil tão burocrático, às vezes, desanima o trabalhador e, por isso, estamos nos esforçando para facilitar a vida de todos”, destacou.
Jamir Santos lembrou a importância da capacitação dos motoristas. “A Urbano Norte já está em Vilhena há mais de um ano. Queremos nos aprimorar e estabelecer novas diretrizes de atuação. O poder público deve acompanhar isso. Aqui recebemos orientações sobre o bom comportamento dos motoristas junto à população que foram importantes”, relata o diretor do aplicativo.