A Mostra Estudantil de Arte e Cultura Indígena (Maloca), de hoje a quinta, em Porto Velho, conta com a participação de 100 alunos das escolas indígenas de Rondônia. Da região que envolve Madeira-Mamoré, Guajará-Mirim e Nova Mamoré, participam 26 alunos indígenas nos segmentos música, dança, artes visuais e performance livre. A realização é da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
As escolas participantes são do Ensino Fundamental: Paulo Saldanha, localizada no distrito de Surpresa, área rural do município de Guajará-Mirim; Escola de Ensino Fundamental Wem Canum Oro Waram, região terrestre; Escola de Ensino Fundamental e Médio Marechal Rondon localizada na área ribeirinha, Zona Rural de Guajará-Mirim e Escola de Ensino Fundamental Francisco Meireles, situada na zona Rural do município de Nova Mamoré.
O objetivo do projeto é dar visibilidade à cultura indígena, incentivar a arte reafirmando seus valores e costumes nos diversos segmentos, e linguagens artísticas, na Rede Estadual de Ensino.
A promoção do intercâmbio escolar das diferentes produções artísticas, e troca de saberes entre pesquisadores das escolas indígenas da Rede Estadual, são também objetos da ‘Maloca’.
PROGRAMAÇÃO
A Mostra Estudantil de Arte e Cultura Indígena acontecerá no dia 18 e 19 de abril, e é aberta à comunidade.
1º DIA – 18/4/2023 (terça-feira)
Local: Memorial Rondon
Período: tarde, das 14h às 18h – Cerimônia de abertura no Memorial Rondon (fala das autoridades, professores indígenas e alunos);
2º DIA – 19/4/2023 (quarta-feira)
Local: Teatro Guaporé
Período: tarde, às 14h – Apresentações artísticas, aberta à comunidade.











