Monitor de Secas aponta intensificação na Região Norte

peixe-post-madeirao-48x48

Monitor de Secas aponta intensificação na Região Norte

peixe-post-madeirao

Amazonas apresenta alívio no fenômeno e Amapá tem a menor incidência de seca na região.

Entre novembro e dezembro de 2023, a severidade da seca aumentou em cinco estados do Norte: Acre, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Enquanto isso, o Amazonas registrou uma diminuição na área de seca extrema. O Amapá, ao entrar no Monitor, apresentou apenas seca fraca.

A totalidade dos territórios do Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima e Tocantins foi afetada pela seca, enquanto o Pará teve uma ligeira redução na incidência. No Amapá, a seca fraca atingiu 45% do estado, sendo o restante livre do fenômeno.

Cenário nacional Entre os estados brasileiros, houve um abrandamento da seca em Sergipe e no Amazonas. Em contrapartida, 15 unidades federativas, incluindo Acre, Bahia, e Rondônia, viram a situação se agravar. São Paulo voltou a registrar o fenômeno.

Cinco estados mantiveram a severidade da seca estável, enquanto Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina permaneceram sem registros. O Amapá, ao entrar no Monitor, ampliou a cobertura nacional, exibindo seca fraca em parte do território.

O Monitor de Secas acompanha continuamente a severidade da seca no Brasil, auxiliando políticas públicas. Utiliza indicadores de curto e longo prazo e pode ser acessado online e por aplicativo.