Informação é com a gente!

24 de dezembro de 2025

Informação é com a gente!

24 de dezembro de 2025

Ministro da Saúde garante início da vacinação contra covid19 ainda em janeiro

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao
Jornal Madeirão - 12 anos de notícias

Últimas notícias

12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024
01/10/2025
Aviso de dispensa de licitação – PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº: 79818/2025
09/09/2025
Publicação legal: Aviso de reagendamento de licitação – 90010/2025
08/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação – processo 72868/2024

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, garantiu pela primeira vez, nesta quarta-feira (13), que o Brasil começará o plano de vacinação contra covid-19 ainda em janeiro.

“Vamos vacinar em janeiro”, afirmou durante pronunciamento em Manaus (AM), ao destacar que serão usadas 8 milhões de doses dos imunizantes desenvolvidos pela Universidade de Oxford/AstraZenca e pelo Instituto Butantan/Sinovac.

Pazuello acrescentou que “a vacina será distribuída simultaneamente em todos os estados na sua proporção de população”.

O ministério já tem à disposição 6 milhões de doses da CoronaVac. Além disso, aguarda a chegada de 2 milhões de doses da vacina de Oxford importadas de um fornecedor da AstraZeneca na Índia, o que, segundo Pazuello, deve também ocorrer nos próximos dias.

Exportação

“Hoje (ontem) decola o avião para ir buscar as 2 milhões de doses na Índia. É o tempo dia viajar e trazer. Já está com documento de exportação pronto. Data de decolagem [da Índia ao Brasil] para o dia 16.” O avião da empresa aérea Azul decola de Recife.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) marcou para domingo (17) a reunião da Diretoria Colegiada para dar os pareceres sobre os pedidos de uso emergencial desses lotes das duas vacinas.

O titular da Saúde voltou a dizer que “em três ou quatro dias” após a liberação da agência reguladora, as vacinas estarão nos estados. Desta forma, se não houver atrasos da Anvisa, é possível que a imunização tenha início na semana que vem.

Mais imuniza

“São 8 milhões de doses em janeiro. Em uma pernada, somos o país que mais imuniza no mundo, em janeiro. Sem contar, fevereiro, março, abril, maio, junho… que entram as grande quantidades de vacina. Nós somos o país que mais imuniza no mundo, sempre fomos. Temos o maior programa de imunização do mundo.”

Butantan

Entre o que será produzido pela Fiocruz (vacina de Oxford) e pelo Instituto Butantan, o Brasil prevê até o fim do ano 354 milhões de doses de imunizantes contra covid-19. 

Em Manaus desde o início da semana, Pazuello acompanha os trabalhos para conter a crise que a cidade enfrenta com uma explosão de novos casos de covid-19 em meio a uma forte segunda onda de infecções. Fonte: R7

Página inicial / Brasil / Ministro da Saúde garante início da vacinação contra covid19 ainda em janeiro