O Ministério do Turismo (MTur) está em negociações com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil) para incluir Belém, no Pará, em roteiros de cruzeiros nacionais e internacionais. A iniciativa busca impulsionar o turismo na região amazônica.
Em um ofício enviado à CLIA Brasil, o MTur destacou o potencial do Terminal Portuário de Outeiro, que passou por ampliações e modernizações para receber a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em Belém entre 10 e 22 de novembro. As obras tornaram o terminal apto a receber navios de grande porte, abrindo caminho para Belém se tornar um importante ponto de parada e operação na Região Norte.
O Ministério também enfatizou a importância de aspectos logísticos, operacionais e comerciais, visando integrar a capital paraense aos roteiros de cruzeiros e, assim, ampliar a oferta turística, gerar desenvolvimento socioeconômico e fortalecer a presença da Amazônia no setor.
“Com essa ampliação para Belém, teremos a possibilidade de aumentar, cada vez mais, o número de visitantes nacionais e internacionais para o turismo na Amazônia, oferecendo uma experiência satisfatória. A COP30 foi a prova de que somos capazes disso”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
A CLIA Brasil respondeu ao ofício manifestando interesse em colaborar tecnicamente e internacionalmente para promover Belém e atrair navios para o país. A associação se comprometeu a divulgar informações detalhadas sobre o terminal de Outeiro, a infraestrutura portuária, os atrativos turísticos, gastronômicos e culturais da região, e as possibilidades de conexão com outros destinos, como o Caribe, a Amazônia e o Nordeste, para suas 43 companhias associadas, que operam 310 navios e têm 81 novas embarcações encomendadas até 2036.
A iniciativa representa uma oportunidade significativa para o desenvolvimento econômico de Belém e da região, com o potencial de gerar empregos e renda através do aumento do fluxo turístico.











