Pesquisadores do Ministério da Saúde realizarão, no mês de novembro, entrevistas com moradores de Porto Velho e de outras 19 capitais, e demais cidades brasileiras. É o inquérito de cobertura vacinal, que vai avaliar como é feita a imunização regular em crianças nascidas em 2017 e 2018 e que vivem nas áreas urbanas.
Segundo Eliana Pasini, secretária municipal de Saúde de Porto Velho, a participação de Porto Velho nesta pesquisa é fundamental, pois serão estimadas a cobertura vacinal, o número de doses aplicadas, a proporção de crianças que utilizam serviços privados para imunização e identificados os motivos que estão contribuindo para que as crianças não estejam vacinadas.
IDENTIFICADOS
AEm Porto Velho, as crianças serão avaliadas por quatro entrevistadores, que foram devidamente capacitados e estarão identificados, com camiseta e crachá, além de usar equipamentos de proteção individual.
Os entrevistadores estarão utilizando um tablet para fazerem um questionário estruturado e farão perguntas sobre a identificação da criança e da mãe, características da criança e da família e, também, dados sobre a vacinação.
Os pesquisadores são orientados para fotografar a caderneta de vacinação e todos os comprovantes de vacina da criança, para identificar quais imunizantes elas receberam.
Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, é importante que os pais ou responsáveis recebam bem os entrevistadores, respondam às perguntas e permitam que a caderneta de vacinação seja fotografada.











