Silveira busca soluções para recorrentes faltas de energia
Neste domingo (14), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, convocou o comitê de crise do ministério para investigar o apagão que afetou a Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. A decisão veio após um pedido do prefeito Eduardo Paes, que expressou sua indignação nas redes sociais devido aos frequentes problemas de fornecimento de energia pela companhia Light.
“Tomei conhecimento cedo sobre mais um apagão na Ilha do Governador. Convoquei imediatamente o comitê de crise para monitorar a situação, garantir o restabelecimento do serviço e apurar as responsabilidades da distribuidora”, postou Silveira na rede social X (antigo Twitter).
Novas regras e responsabilidades
Silveira destacou que a Light precisa se adequar ao decreto editado no final de junho, que impõe regras mais rígidas para a concessão de energia. Este decreto estabelece parâmetros mais severos de qualidade no atendimento e prazos mais curtos para a retomada do fornecimento após interrupções, visando a renovação dos contratos com as empresas.
“Se a Light não se ajustar ao novo decreto que moderniza os contratos e melhora as operações, estará demonstrando que não está apta a servir ao Brasil. Não toleraremos esse desrespeito com as pessoas. Parabéns, prefeito Eduardo Paes, pela diligência constante em defesa do povo”, acrescentou o ministro.
Duração e impacto do apagão
O apagão teve início às 8h e durou cerca de duas horas na maior parte da ilha. Entretanto, em alguns bairros, a energia demorou mais para ser restabelecida. Consumidores relataram nas redes sociais que o sistema de atendimento da Light informou a previsão de retorno da energia apenas às 14h.
“É inaceitável que um bairro inteiro da cidade, com a importância da Ilha do Governador, sofra mais um apagão como o ocorrido nesta manhã de domingo. Conversei com o ministro Alexandre Silveira, que já está agindo para que a Light religue os sistemas o mais rápido possível”, escreveu o prefeito Eduardo Paes na rede X.
Paes também cobrou uma atuação mais firme do governo federal para que a Light acelere os investimentos na melhoria da rede elétrica da Ilha do Governador. “E o mais importante: precisamos da mão firme do governo federal para obrigar que a concessionária faça os investimentos necessários e definitivos, evitando que a situação se repita. Sem capacidade de investir, essa concessão não merece ser renovada”, acrescentou o prefeito.
Resposta da Light
Nas redes sociais, a Light explicou que trechos de bairros da Ilha do Governador ficaram sem energia devido a uma ocorrência no sistema de alta tensão da região. A companhia informou que o serviço havia sido normalizado para parte dos clientes por volta das 8h40 e que estava trabalhando para resolver o problema o mais rapidamente possível.
Desde o início do ano, a Ilha do Governador, que tem cerca de 200 mil habitantes, enfrenta problemas de desabastecimento de energia. Em 1º de fevereiro, um apagão de seis horas atingiu quase toda a ilha, fazendo com que o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) operasse com geradores.
Na ocasião, a Light instalou cerca de 70 geradores na região enquanto realizava a troca de cabos defeituosos. A companhia planeja manter os equipamentos até o final do ano, quando está prevista a conclusão dos trabalhos. Após o apagão de fevereiro, o Ministério Público do Rio de Janeiro investiga os problemas no fornecimento de energia na Ilha do Governador.
A Light afirma que, desde o início do ano, as condições de abastecimento teriam se normalizado, embora a região continue sofrendo com interrupções frequentes.