Informação é com a gente!

04 de março de 2026

Informação é com a gente!

04 de março de 2026

Milei convidado por Trump para conselho de paz em Gaza

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

03/03/2026
Publicação legal: Comunicado de retificação de edital pregão eletrônico Nº 90000/2026
03/03/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – IPAM-GAB/IPAM-SCL
23/02/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – Ipam-Gab/Ipam-SCL
09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação

Presidente argentino Javier Milei foi convidado por Donald Trump para integrar um conselho com o objetivo de promover a paz em Gaza

O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou neste sábado (17) que recebeu um convite dos Estados Unidos para se juntar como membro fundador do “conselho de paz” para Gaza. A iniciativa é liderada pelo ex-presidente americano Donald Trump.

Milei compartilhou no X (antigo Twitter) uma imagem da carta-convite, expressando que será “uma honra” participar da iniciativa. Além de Trump, o conselho contará com a participação do secretário de Estado americano, Marco Rubio, e do ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair. “A Argentina sempre estará do lado dos países que lutam de frente contra o terrorismo, que desafiam a vida e a propriedade, e que promovem a paz e a liberdade. É uma honra para nós acompanhá-los em tamanho responsabilidade. VIVA LA LIBERTAD CARAJO”, escreveu Milei na rede social.

Além dos nomes já citados, o conselho terá a participação do empresário bilionário americano Marc Rowan e de Robert Gabriel, assistente de Trump que atua no Conselho de Segurança Nacional. Trump presidirá o órgão, que, segundo ele, “Posso dizer com certeza que é o maior e mais prestigiado conselho já reunido em qualquer momento e lugar”.

A Casa Branca informou que o conselho de paz discutirá temas como “fortalecimento da capacidade de governança, relações regionais, reconstrução, atração de investimentos, financiamento em larga escala e mobilização de capital”. A criação do conselho faz parte da segunda fase do plano de Washington para encerrar a guerra no território palestino.

Junto com o anúncio do conselho, Trump designou o major-general Jasper Jeffers para dirigir a Força Internacional de Estabilização (ISF) em Gaza, responsável por manter a segurança no território e treinar uma nova força policial para substituir o Hamas.

Na carta enviada a Milei, Trump convida formalmente a Argentina a se juntar como Estado-Membro Fundador, destacando a importância de construir uma “PAZ DURADOURA”. A carta convida Milei a assinar e ratificar a Carta do Conselho da Paz, anexando o Plano Abrangente para Encerrar o Conflito em Gaza. Trump finaliza a carta expressando seu desejo de trabalhar com Milei “por muitos anos, em direção ao objetivo de estabelecer uma paz duradoura, prosperidade e grandeza PARA TODOS!”

Com informações do G1

Página inicial / Mundo / Milei convidado por Trump para conselho de paz em Gaza