Acordo Mercosul-UE: plataforma do governo ajuda empresas a encontrar oportunidades de exportação e impulsionar o comércio
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) lançou o Painel de Oportunidades Mercosul–União Europeia, uma plataforma digital criada para auxiliar empresas brasileiras a identificar e aproveitar as oportunidades geradas pelo acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, aprovado após 26 anos de negociação.
A expectativa é que o acordo seja formalmente assinado neste sábado (17), no Paraguai, com entrada em vigor prevista para o segundo semestre deste ano. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá nesta sexta-feira (16) com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, António Costa, no Rio de Janeiro.
A nova ferramenta consolidará informações cruciais para exportadores, incluindo países compradores, produtos exportados pelo Brasil, distribuição regional das exportações, tarifas aplicadas e o cronograma de redução tarifária previsto no acordo. O objetivo é apoiar a atuação das empresas brasileiras e orientar as políticas públicas de comércio exterior.
Segundo a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, “O acordo com a União Europeia é o mais relevante já firmado pelo Mercosul. Para que ele alcance todo o seu potencial, é necessário transformar os compromissos assumidos em oportunidades concretas. O Painel representa uma primeira contribuição em um esforço contínuo de implementação do acordo a partir de sua assinatura. Ele organiza informações estratégicas e as coloca à disposição de quem decide, produz e exporta”.
Desenvolvido pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o painel visa democratizar o acesso à informação, reduzir assimetrias e apoiar decisões de empresas, estados e entidades setoriais. A visualização por Unidade da Federação, por exemplo, permite identificar o posicionamento de cada estado no mercado europeu e as possibilidades de expansão, alinhando a política comercial ao desenvolvimento regional.
Com filtros que cruzam estado e produto, a plataforma apoia o planejamento estratégico e decisões baseadas em dados. Tatiana Prazeres ressalta: “Ao dar transparência aos ganhos tarifários, aos prazos de eliminação das tarifas e aos fluxos comerciais, a ferramenta fortalece a implementação do acordo e orienta políticas públicas de apoio às exportações”.
O painel está disponível para acesso aqui.
Com informações do G1










