A revitalização do espaço que abrigava o Memorial Dante de Oliveira, na Praça Rachid Jaudy, em Cuiabá, gerou questionamentos sobre um possível “desmonte”. A Prefeitura de Cuiabá esclarece que as ações fazem parte de um processo técnico para preservar o legado do ex-governador e líder democrático.
De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura, nenhum item do acervo foi descartado. Todos os pertences, comendas, quadros e peças históricas de Dante de Oliveira foram recolhidos para limpeza, recondicionamento e restauração, garantindo sua integridade a longo prazo.

O acervo será integrado a uma exposição temporária no Museu do Morro da Caixa d’Água Velha, um espaço cultural e turístico consolidado na cidade. A iniciativa ampliará o acesso público à trajetória de Dante de Oliveira, fortalecendo o turismo cultural e valorizando sua contribuição histórica para o Brasil, especialmente no movimento das Diretas Já.
A curadoria da exposição será realizada em colaboração com o Instituto Dante de Oliveira, com a incorporação de novas peças e conteúdos. A medida visa enriquecer o acervo, qualificar a experiência dos visitantes e apresentar o legado de Dante de forma mais abrangente. A decisão de remover o acervo do espaço anterior foi técnica, devido às condições deficitárias da estrutura que ameaçavam a conservação dos materiais históricos.
Após a exposição e a reestruturação do antigo memorial, todo o acervo retornará ao local, agora de forma mais organizada e adequada à conservação e visitação pública.
Dante Martins de Oliveira (1952-2006) foi um importante líder político de Mato Grosso, atuando como vereador, deputado estadual e prefeito de Cuiabá. Sua trajetória foi marcada pela luta pela redemocratização do Brasil. Mais informações sobre sua vida e obra podem ser encontradas no Atlas Histórico do Brasil (FGV).


Com informações do Portal Amazônia.












