Membros do Comdeam debatem sobre ações e projetos

peixe-post-madeirao

Membros do Comdeam debatem sobre ações e projetos

peixe-post-madeirao
REUNIÃO COMDEAM (1)

Uma reunião com membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (Comdeam) aconteceu nesta semana para debater sobre a implantação da coleta seletiva, ações realizadas na Rondônia Rural Show, entre outros assuntos na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia).

“Na ocasião destacamos as atividades que estão sendo realizadas pela Semeia, do grande avanço da aprovação da Lei da Coleta Seletiva e Grandes Geradores, onde vai normatizar e gerenciar melhor os resíduos no município, combate às queimadas e a necessidade de fazer normatizações em prol da população”, comentou a secretária municipal de Meio Ambiente, Jeane Muniz.

O Comdeam é um órgão colegiado autônomo de caráter consultivo, deliberativo e normativo do Sistema Municipal de Meio Ambiente (SIMMA). “As reuniões do conselho são muito importantes para contribuir para a formação da política ambiental do município, propor e incentivar ações de caráter educativo. Ele é o órgão que define onde serão investidos os recursos relacionados a atos e penalidades aplicadas pela Semeia”, informou Jeane Muniz.

A equipe da Semeia destacou também a intensificação das ações de educação ambiental que estão sendo realizadas para sensibilizar a população sobre os riscos e danos causados pelas queimadas como, por exemplo, palestras e visitas.

“Em 2021, foram registrados 452 focos de queimadas e, neste ano, até o dia 29 de junho, já contabilizamos 110 denúncias de queimadas, sendo 100 apuradas”, informou a Semia, que destacou que o número tende a crescer no período do verão amazônico, época de estiagem na região Norte.

A população pode denunciar queimadas pelos números: 193 (Bombeiros), 3411-4204 (Semeia) e 3423-3791 (Polícia Ambiental). “Queimada é crime e a fumaça causa várias doenças respiratórias”, lembrou Jeane Muniz.