Dois integrantes de uma facção criminosa que atua na zona leste de Manaus foram presos nesta terça-feira (12), acusados de envolvimento em assassinatos ocorridos neste ano. Luiz Fernando, de 29 anos, conhecido como “Serebo”, e Edivan Araújo, de 35 anos, são suspeitos de participarem de homicídios nos bairros São José e Jorge Teixeira. A organização é liderada por Lucas Uchoa Machado, conhecido como ‘Careca do Ipiranga’, que segue foragido.
Prisão dos suspeitos e detalhes dos crimes
Homicídio no bairro São José
Edivan Araújo foi preso acusado da morte de Evanildo Pereira Frota, de 37 anos, que aconteceu no dia 1º de janeiro, em um bar no bairro São José Operário. Segundo a delegada Déborah Barreiros, da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), o crime teve início após um desentendimento entre Evanildo e sua companheira.
“Evanildo estava em um bar com a companheira e ficou com ciúmes dela ao vê-la dançando com outro homem. Um outro traficante, identificado como Rodrigo, interveio para defender a mulher, mas acabou esfaqueado na garganta por Evanildo, morrendo na hora,” explicou a delegada.
A morte de Rodrigo gerou uma reação entre os presentes no bar, incluindo Edivan, que, junto a outros, perseguiu Evanildo, que foi morto a golpes de faca e tiros.
Homicídio no bairro Jorge Teixeira
Luiz Fernando, o “Serebo”, foi identificado como envolvido no assassinato de Marcelo da Silva Vital, de 40 anos, ocorrido em 1º de agosto na rua Corona Borealis, no bairro Jorge Teixeira. Marcelo, conhecido por ser trabalhador e respeitado na comunidade, foi atacado em casa por quatro homens.
“Os criminosos invadiram a casa de Marcelo exigindo a chave de seu automóvel. Quando ele se recusou, eles mandaram que tirasse seu filho do colo e o mataram na frente de várias testemunhas,” relatou a delegada.
Outras investigações e suspeitos
A polícia continua investigando outros suspeitos, incluindo Adriano Silva Marques, de 24 anos, e Matheus, conhecido como MT, ambos ligados à morte de Gabriel Ravi, de 11 anos, vítima de bala perdida na comunidade Valparaíso, bairro Jorge Teixeira.
As investigações indicam que todos os suspeitos pertencem a uma facção conhecida como “Bonde do Careca”, atuante nas áreas de Val Paraíso e adjacências na zona leste de Manaus.
Líder da facção está foragido
A polícia segue nas buscas por Lucas Uchoa Machado, o ‘Careca do Ipiranga’, apontado como chefe da facção. Informações sobre o paradeiro do suspeito podem ser enviadas de forma anônima aos números 190 ou 181 da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), ou ao (92) 98118-9535.
VÍDEO: membros de facção que atua na zona leste são presos por mortes pic.twitter.com/wOSKeKOm7w
— Portal Diário (@PortalDirio1) November 12, 2024
Com informações do SGC