O mel brasileiro, com destaque para a produção amapaense, avança no mercado internacional com a assinatura de um contrato de parceria para exportação ao mercado italiano. O acordo, firmado durante a feira Gulfood, em Dubai, marca um novo patamar para a Rota do Mel, apoiada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
A Coopermel (Cooperativa dos Apicultores do Estado do Amapá) firmou parceria com a Coopemapi (Cooperativa de Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas) e a Carpil (Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios) para exportar cinco toneladas de mel para a Itália, otimizando processos e elevando a qualidade do produto.

Além do mel, o açaí amapaense também conquista espaço no exterior. A Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Estado do Amazonas (Amazonbai) fechou contrato para vender seus produtos para a Argélia, demonstrando o potencial da Rota do Açaí e o impacto positivo da estratégia do MIDR de fortalecer sistemas produtivos locais.
A participação nas feiras internacionais, articulada com o MIDR e a ApexBrasil, visa transformar o Amapá em um fornecedor global da bioeconomia, garantindo que o crescimento econômico chegue às famílias rurais e valorize a agricultura familiar. “Estar aqui em Dubai é a realização de um sonho para cada família de apicultores da nossa cooperativa”, afirmou o presidente da Coopermel, Júlio César Avelar.
“Assinamos um contrato de intenção de compra com o governo da Itália e com a Coopemapi para unirmos forças”, declarou Júlio. O secretário Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial do MIDR, Daniel Fortunato, ressaltou a importância da iniciativa para o desenvolvimento dos territórios e a valorização dos produtos brasileiros no exterior.
Com informações do Portal Amazônia.










